Aplicação das Provas do Encceja 2023 ocorrerão no próximo final de semana

Para quem vai fazer a prova do Encceja 2023, é importante não deixar a organização de tudo para a última hora, visto que o exame será aplicado na próxima semana, 27 de agosto, em diversas cidade de todo o país, é fundamental separar documentos exigidos, material necessário, saber o local da prova e o que pode ou não levar no dia da aplicação.

Divulgação dos Locais de Prova do Encceja 2023

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, mais conhecido como ENCCEJA, é um importante instrumento de avaliação e certificação de pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade adulta. Criado pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil, o ENCCEJA busca fornecer uma segunda chance de obter a certificação de conclusão do Ensino Fundamental e Médio para aqueles que não concluíram seus estudos na idade regular.

Divulgação Dos Locais De Prova Do Encceja 2023

Já acessou os locais de provas do Encceja 2023?

Para saber onde cada participante irá fazer sua prova é necessário acessar a Página do Participante do Encceja e visualizar o Cartão de Confirmação. Veja o passo a passo:

  1. O participante deve acessar o Sistema Encceja e clicar no link para acompanhar sua inscrição.
  2. Em seguida, o participante deve fazer o login no GOV.BR, preencher o campo do CPF e clicar em “Continuar”.
  3. Após realizar o login, o participante deve clicar no link à esquerda da tela: “Local de prova / Cartão Confirmação”.
  4. Ao clicar no link, o participante terá o acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição. O documento mostrará a data, o horário e o local de aplicação da prova. Mostrará também se o participante deve ser tratado pelo nome social ou se precisa de atendimento especializado.
  5. Embora não seja obrigatório, o Inep orienta que o participante leve o cartão no dia da prova. Basta clicar no link “Imprimir” a direita da tela, no canto inferior.

Horários das provas do Encceja 2023

Assim como na prova do Enem, o participante não poderá entrar no local de provas após o horário pré-determinado, por isso é importante marcar os horários na agenda e chegar ao local antes do fechamento dos portões.

Período da Manhã:

  • Abertura dos portões – 8h
  • Fechamento dos portões – 8h45
  • Início das provas – 9h
  • Término das provas – 13h

Período da Tarde:

  • Abertura dos portões -14h30
  • Fechamento dos portões – 15h15
  • Início das provas – 15h30
  • Término das provas – 20h30

O exame do Encceja será dividido em 04 provas objetivas para cada nível de ensino, Fundamental e Médio. No período da manhã serão as provas de  Ciências Naturais e Matemática e no período da tarde as provas de  Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação, além de História e Geografia. Boa sorte a todos!