fechar

De acordo com o Inep, as provas do Encceja serão aplicadas em 25 de Agosto

Continuam os preparativos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para a realização do Encceja 2019, que serão aplicadas em 25 de Agosto. O Encceja é gratuito para todos os participantes que estão fazendo o Encceja pela primeira vez ou para àqueles que nunca faltaram em edições anteriores, porém desde de 2018, o Inep estipulou que os candidatos que faltaram em edições anteriores e não justificaram a ausência deverão pagar uma taxa ao Inep – o valor será definido no edital da prova.

Quando o Encceja 2019 será aplicado?

O Encceja afere competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar e extraescolar daquelas pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada. O Exame é o instrumento mais adequado para certificação de nível de ensino e por isso volta a assumir seu papel de certificação do Ensino Médio, o que nos últimos anos era feito pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Cronograma Encceja Nacional 2019

Assim como o Enem, a prova do Encceja tem datas especificas para serem aplicadas e não admite atrasos, tanto para inscrições, quanto para o dia do exame.

  • 20 a 31 de maio – Inscrições do Encceja 2019
  • 20 a 31 de maio – Justificativa de ausência na edição anterior
  • 25 de agosto – Aplicação da prova do Encceja 2019

Como solicitar o Certificado do Encceja 2019

Com a nota necessária para obter o Certificado em mãos, o candidato deverá entrar em contato com a unidade da Secretaria Estadual de Educação ou Instituto Federal de Educação indicada no momento da inscrição, tanto para certificação de Ensino Fundamental quanto para a de Ensino Médio.


Certificação – A emissão dos documentos certificadores é de responsabilidade da Secretaria Estadual de Educação ou de Instituição Educacional parceira do Inep. Há duas possibilidades: o  Certificado, documento que oficializa que o participante cumpriu todas as disciplinas do núcleo comum, e a Declaração de Proficiência, uma certificação parcial que comprova que o participante conseguiu a nota mínima em uma ou mais área avaliadas. Quando o participante tiver declarações de proficiência de todas as áreas pode, então, solicitar o Certificado.

IMPORTANTE – É de inteira responsabilidade do candidato a ida à Secretaria Estadual de Educação ou Instituto Federal de Educação indicada na inscrição para a retirada do certificado de conclusão.



Tags : EnccejaProvas Encceja
Redação

Autor (a) Redação

Aqui no vocênoencceja você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o Encceja, ficando por dentro de todos os detalhes.

guest
1 Comentário
mais novo
mais velho mais votados
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários
maria Madalena pereira do nascimento.
maria Madalena pereira do nascimento.
1 ano atrás

quero saber em qual local de João pessoa vou fazer minha prova!