fechar

Quando e como acessar o Resultado do Encceja 2019

O Encceja, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, é utilizado por jovens e adultos que já passaram da idade considerada ideal para finalizar os estudos conseguirem a Certificação dos Ensinos Fundamental e Médio. As provas serão aplicadas no dia 25 de agosto, mas quando e como será possível acessar o Resultado do Encceja 2019?

Foram 2.973.375 inscritos para a edição de 2019, cujas provas serão aplicadas em todos os estados do país, em 611 municípios e Distrito Federal. O exame será aplicado em dois turnos, manhã e tarde, do dia 25 de agosto. Para este ano, teve um aumento foi de 75% no número de inscritos. O presidente do Inep, Alexandre Ribeiro Lopes atribuiu a elevação a maior divulgação e a busca de qualificação pelos jovens na procura de um emprego. Em entrevista dada ao G1, o ministro declarou: “À percepção, através do questionário socioeducativo, de pessoas que estão buscando a certificação, principalmente do Ensino Médio, como forma de melhorar sua condição de trabalho: melhorar a remuneração ou procurar outro posto de trabalho a partir da certificação”, afirmou Lopes.

Após a realização das provas, o candidato deve ficar atento a liberação dos resultados do Encceja, o que deve ocorrer no mês de novembro, mas ainda não há data confirmada. A visualização dos resultados individuais poderá ser feita através da Página do Participante do Encceja 2019.

Acessando os Resultados do Encceja através da página do Participante

O candidato deve ter em mãos o CPF e a senha cadastrada no ato da inscrição do exame para acessar os Resultados do Encceja 2019 na Página do Participante. Além dos Resultados, a Página do Participante serve para que o candidato saiba onde fará a sua prova, com o endereço, número, sala e andar do local.


Solicitação do Certificado do Encceja 2019

No ato da inscrição, o candidato indicou o local onde deseja fazer a solicitação da Certificação, que pode ser nas Secretarias Estaduais de Educação ou Institutos Federais de Educação. O candidato deve solicitar a emissão do certificado diretamente na Diretoria de Ensino da sua região e depois ir buscá-la.

A Diretoria de Ensino indicada pelo participante receberá periodicamente os certificados solicitados, acompanhados de relação de remessa nominal e, deverá conferir todos os dados pessoais à vista do documento de identidade e CPF do interessado, certificando-se de que os requisitos apontados no presente comunicado foram atendidos. Havendo alguma divergência, deverá comunicar imediatamente este Departamento, enviando o certificado original e cópia dos RG e CPF do interessado.

Nota mínima para obter a Certificação do Encceja 2019

Para fazer a solicitação do Certificado do Encceja 2019, o candidato deve ter atingido a nota mínima de pontos em cada matéria, ou seja, 100 pontos por matéria e 05 na redação. Aqueles que obtiveram a nota mínima apenas em algumas áreas de conhecimento também devem procurar as secretarias para solicitar a declaração parcial de proficiência.



Tags : EnccejaProvas EnccejaResultado Encceja
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

guest
1 Comentário
mais novo
mais velho mais votados
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários
Iran Martins de Oliveira
Iran Martins de Oliveira
1 ano atrás

Olá boa noite Me chamo Iran,
Eu mudei de estado como faço pra fazer a prova.aqui em Belo Horizonte MG E