fechar

Quando e como acessar o Resultado do Encceja 2019

O Encceja, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, é utilizado por jovens e adultos que já passaram da idade considerada ideal para finalizar os estudos conseguirem a Certificação dos Ensinos Fundamental e Médio. As provas serão aplicadas no dia 25 de agosto, mas quando e como será possível acessar o Resultado do Encceja 2019?

Foram 2.973.375 inscritos para a edição de 2019, cujas provas serão aplicadas em todos os estados do país, em 611 municípios e Distrito Federal. O exame será aplicado em dois turnos, manhã e tarde, do dia 25 de agosto. Para este ano, teve um aumento foi de 75% no número de inscritos. O presidente do Inep, Alexandre Ribeiro Lopes atribuiu a elevação a maior divulgação e a busca de qualificação pelos jovens na procura de um emprego. Em entrevista dada ao G1, o ministro declarou: “À percepção, através do questionário socioeducativo, de pessoas que estão buscando a certificação, principalmente do Ensino Médio, como forma de melhorar sua condição de trabalho: melhorar a remuneração ou procurar outro posto de trabalho a partir da certificação”, afirmou Lopes.

Após a realização das provas, o candidato deve ficar atento a liberação dos resultados do Encceja, o que deve ocorrer no mês de novembro, mas ainda não há data confirmada. A visualização dos resultados individuais poderá ser feita através da Página do Participante do Encceja 2019.

Acessando os Resultados do Encceja através da página do Participante

O candidato deve ter em mãos o CPF e a senha cadastrada no ato da inscrição do exame para acessar os Resultados do Encceja 2019 na Página do Participante. Além dos Resultados, a Página do Participante serve para que o candidato saiba onde fará a sua prova, com o endereço, número, sala e andar do local.


Solicitação do Certificado do Encceja 2019

No ato da inscrição, o candidato indicou o local onde deseja fazer a solicitação da Certificação, que pode ser nas Secretarias Estaduais de Educação ou Institutos Federais de Educação. O candidato deve solicitar a emissão do certificado diretamente na Diretoria de Ensino da sua região e depois ir buscá-la.

A Diretoria de Ensino indicada pelo participante receberá periodicamente os certificados solicitados, acompanhados de relação de remessa nominal e, deverá conferir todos os dados pessoais à vista do documento de identidade e CPF do interessado, certificando-se de que os requisitos apontados no presente comunicado foram atendidos. Havendo alguma divergência, deverá comunicar imediatamente este Departamento, enviando o certificado original e cópia dos RG e CPF do interessado.

Nota mínima para obter a Certificação do Encceja 2019

Para fazer a solicitação do Certificado do Encceja 2019, o candidato deve ter atingido a nota mínima de pontos em cada matéria, ou seja, 100 pontos por matéria e 05 na redação. Aqueles que obtiveram a nota mínima apenas em algumas áreas de conhecimento também devem procurar as secretarias para solicitar a declaração parcial de proficiência.



Tags : EnccejaProvas EnccejaResultado Encceja
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

1
Deixe seu Comentário

avatar
1 Comentar tópicos
0 Respostas do tópico
1 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
1 Autores de comentários
Iran Martins de Oliveira Autores recentes de comentários
mais novo mais velho mais votado
Iran Martins de Oliveira
Visitante
Iran Martins de Oliveira

Olá boa noite Me chamo Iran,
Eu mudei de estado como faço pra fazer a prova.aqui em Belo Horizonte MG E