Provas e Gabaritos

Quando será Liberado o Gabarito do Encceja 2019

Saiba quando será liberado o Gabarito do Encceja 2019

Com a proximidade da data da prova do Encceja 2019, muitas questões geram dúvidas aos candidatos, e entre elas estão sobre o gabarito e os resultados individuais. Como já vivenciamos isso em edições anteriores do exame, não dá para cravar a data de divulgação dos resultados com tanta antecedência. Mas, e o gabarito, quando será liberado pelo Inep?

O Inep prevê que a liberação do gabarito do Encceja ocorra em 10 dias uteis após a realização do exame, ou seja, entre os dias 06 e 09 de Setembro de 2019. Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no Portal do Inep.

Divulgação dos Resultados do Encceja 2019

Nos baseando em edições anteriores do Encceja, a divulgação dos resultados começa a ser liberada em novembro. E pode ocorrer de forma separada entre os Ensinos Fundamental e Médio. O acesso aos resultados individuais estará disponível somente na Página do Participante, onde o candidato poderá acessar com o CPF e senha.

Emitindo o Certificado do Encceja 2019

Outra questão importante sobre o Encceja é que o Inep não emite os Certificados de Conclusão dos Ensinos Fundamental e Médio, isso é de responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, cuja indicação foi feita pelo candidato no ato da sua inscrição no Encceja. E será através delas que os candidato deverão fazer a solicitação do Certificado de Conclusão.

O Inep disponibilizará os resultados individuais dos participantes às instituições certificadoras para possibilitar o processo de Certificação. É responsabilidade delas o uso dos resultados do Exame e a emissão dos documentos necessários para a Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio e a emissão da Declaração Parcial de Proficiência aos participantes.

O Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, é responsável pela elaboração e aplicação das provas do Encceja, assim como do Enem, mas não é o responsável pela emissão dos Certificados. Por isso é importante o contato com a unidade certificadora que foi indicada na inscrição pelo candidato.

Declaração parcial de proficiência do Encceja 2019

Mesmo quem fizer a prova e não conseguir obter a nota mínima em todas as matérias, será possível obter a declaração parcial de proficiência do Encceja 2019. O que significa que, no ano seguinte essa candidato não precisará fazer todas as provas novamente, somente daquelas em que não conseguiu a nota mínima.

Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

Deixe um comentário
Compartilhar
Publicado por

Posts Recentes

Provas do Encceja serão em agosto

A edição do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos 2020 já… Leia mais

2 meses atrás

Encceja 2020 adiado novamente

Foi confirmado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira, o Inep,… Leia mais

4 meses atrás

Provas do Encceja Edição 2020

Como sabemos, a edição do Encceja 2020 foi adiada para 2021 devido a pandemia causada… Leia mais

4 meses atrás

Acelere seus estudos para o Encceja 2020

Com as provas marcadas para o dia 25 de abril de 2021 das 9h às… Leia mais

4 meses atrás

Provas do Encceja 2020 serão aplicadas em Abril

Após o adiamento da edição de 2020 para 2021, o Encceja terá suas provas aplicadas… Leia mais

4 meses atrás

Segunda será o último dia para as inscrições no Encceja 2020

Quem ainda não fez a inscrição para o Encceja deve se apressar, pois segunda, dia… Leia mais

6 meses atrás