Pessoas que não estão frequentando a escola também podem fazer o Encceja 2020
O Encceja, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, foi criado pelo Ministério da Educação exatamente para dar oportunidade de conclusão dos estudos dos ensinos fundamental e médio, inclusive por aqueles que não estão frequentando a escola.
Aliás, o programa pode ser feito por pessoas que sequer frequentaram a escola, ou que foram educados em domicílio, por exemplo. O candidato precisará fazer as provas das 04 principais áreas de conhecimento exigidas para a certificação, e conseguindo obter a nota mínima em cada uma delas, além dos 5,0 pontos na redação, estará apto a obter o Certificado de Conclusão do Encceja.
Passando no Encceja, posso fazer o Enem?
Sim. O candidato que for aprovado em todas as matérias e na redação do Encceja estará apto a fazer o Enem ou prestar qualquer outro vestibular para tentar o ingresso no ensino superior. Por exemplo: o candidato deve passar no Encceja em 2020 e fazer o Enem em 2021.
Como é a prova do Encceja?
A prova do Encceja é composta das seguintes áreas de conhecimento:
Ensino Fundamental:
- Ciências Naturais;
- Matemática;
- Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
- História e Geografia.
Ensino Médio:
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Matemática e suas Tecnologias;
- Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação;
- Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Cada prova contém 30 questões de múltipla escolha e mais uma redação. Sendo exigido a nota mínima de 100 pontos em cada prova e 5,0 na redação para conseguir obter o certificado completo. Serão aplicadas em um único dia, pela manhã e à tarde.
Onde estudar para passar no Encceja?
O candidato que desejar fazer as provas do Encceja poderão obter o material de estudos disponibilizados pelo Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, órgão responsável pela elaboração e aplicação das provas. Além disso, as inscrições serão feitas somente pela internet no site oficial do Inep. As datas de inscrições e realização das provas ainda serão confirmadas pelo órgão, mas deverão ocorrer entre abril e maio de 2020, com a aplicação das provas previstas para o mês de agosto de 2020.