fechar

Conheça os critérios e quem pode fazer o Enem 2020

Já faz algum tempo que o Exame Nacional do Ensino Médio deixou se ser apenas um meio de avaliação de desempenho dos ensinos fundamental e médio, e se tornou o maior vestibular do país, com números recordes de inscritos e possibilidade de acesso à vaga do ensino superior cada vez mais concorrida. Conheça os critérios e quem pode fazer o Enem 2020.

Para quem está interessado em fazer o exame, vale lembrar que, qualquer pessoa pode se inscrever e fazer as provas, entretanto, somente aqueles que se encaixarem nos critérios do exame, poderão utilizar a nota para ingressar em uma faculdade ou algo assim.

Veja quais são os critérios do Enem

  • Estudantes que já concluíram o ensino médio
  • Estudantes que irão concluir o ensino médio em 2020

Candidatos que se enquadrarem nesses dois perfis acima, poderão participar do Enem e utilizar a nota para ingressar em uma instituição de ensino superior.

  • Estudantes que concluirão o ensino médio após 2020
  • Treineiros

Os candidatos que estivem dentro destes perfis acima poderão fazer as provas do Enem, porém NÃO serão utilizadas as notas como forma de ingresso no ensino superior. Seria utilizado apenas como um treinamento para quando estiverem aptos.


Como podem ser utilizadas as notas do Enem?

A nota do Enem, a priori, é utilizada para o ingresso em instituições públicas e particulares do ensino superior, através do Sisu, ProUni ou Fies. O candidato se inscreve no programa que desejar para concorrer a uma vaga disponibilizada pela universidade.

Como já foi mencionado anteriormente, TODOS podem fazer o Enem, porém, a utilização da nota para ingressar no ensino superior só poderá ser feita por aqueles que estiverem dentro dos critérios pré-estabelecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, órgão responsável pela elaboração e aplicação do Enem.



Tags : Calendário do EnemEnemEnem DigitalInscrição Enem
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários