Saiba quem pode se inscrever no Encceja 2019

Com o início das inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, nesta segunda, 20, muitos ainda têm dúvidas de como proceder para fazer a sua. Saiba quem pode se inscrever no Encceja 2019. O período de inscrição vai de 20 a 31 de maio, através da Página do Participante do Encceja 2019.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, é direcionado para jovens e adultos que não conseguiram finalizar seus estudos dentro da idade considerada adequada. Ou seja, para participar do Encceja, o candidato deve estar dentro de uma idade mínima para cada certificado, de acordo com o critério abaixo:

  • Quem visa a Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental precisa ter 15 anos completos na data de realização do Exame
  • Quem visa a Certificação de Conclusão do Ensino Médio precisa ter 18 anos completos.

A prova do Encceja será aplicada no dia 25 de agosto em todos os estados e Distrito Federal, por isso é importante na hora de fazer a inscrição determinar o município onde deseja fazer a prova, para não ter problemas no dia do exame.

Caso deseje fazer alguma alteração no cadastro, somente durante o período de inscrição você poderá alterar a cidade onde você fará as provas, o nível de ensino para o qual busca certificação ou declaração parcial de proficiência e as provas que pretende fazer. As inscrições terminam às 23h59 do dia 31 de maio de 2019, na Página do Participante.

Documentos para fazer a inscrição no Encceja 2019

Para fazer a inscrição no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o candidato deve ter em mãos apenas dois documentos:

  • CPF
  • RG

As demais informações solicitadas são: nome da mãe, nome do pai, data de nascimento, sexo, cidade de nascimento, órgão expedidor do RG, município de realização da prova. Além disso, será solicitado ao candidato a informação se precisa ou não de atendimento especializado ou específico.

O candidato deve preencher um formulário Sócio Econômico, que não será utilizado para fins da prova, mas para estatísticas do governo. Lembrando que a inscrição é gratuita, mas quem fez a inscrição no ano anterior (2018) e não compareceu no dia da prova deve se atentar na hora da inscrição e verificar se não há a disponibilidade de emissão de pagamento de boleto (GRU) para ressarcimento da União.

Deixe seu Comentário