Quem Pode se Inscrever para o Encceja 2020

Saiba como e quem poderá se inscrever para o Encceja 2020

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, Encceja, começam a partir das 18h desta segunda-feira, 11, e quem deseja obter o certificado de conclusão dos ensinos Fundamental e Médio, é importante se atentar aos critérios de quem poderá participar do exame. As inscrições vão até o dia 22 de janeiro e poderão ser feitas através do site oficial do programa.

Inicialmente, o candidato que pretende se inscrever para o Encceja devem ter 15 anos ou mais para a Certificação do Ensino Fundamental, e ter 18 anos ou mais para a Certificação do Ensino Médio. Não é exigido que o candidato tenha frequentado a escola para fazer o Encceja.

Onde é feita a inscrição para o Encceja 2020

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, na Página do Participante do Encceja, utilizando o CPF e data de nascimento do candidato. Após o preenchimento do cadastro, incluindo um formulário socioeconômico, o candidato deverá cadastrar uma senha no portal do Governo Federal (gov.br) para ter acessos à página posteriormente.

Gratuidade da inscrição para o Encceja 2020

A inscrição para o Encceja 2020 é gratuita, exceto para as pessoas que se inscreveram para a edição de 2019, não compareceram no dia da prova e não justificaram a ausência através da Página do Participante. Para os candidatos que se encontram nessa situação, o valor cobrado de taxa de ressarcimento será de R$40,00, e poderá ser pago em qualquer agência bancária ou casa lotérica até o dia 27 de janeiro. Para os demais candidatos, a inscrição será gratuita, sendo necessário apenas o preenchimento completo e a confirmação da inscrição entre os dias 11 e 22 de janeiro.

Data e horário das provas do Encceja 2020

As provas do Encceja serão aplicadas em todos os estados do país, mas é importante verificar no edital do exame para saber as cidades onde ocorrerão as aplicações. A data do exame será 25 de abril, sendo aplicada nos períodos da manhã e da tarde. Os horários de aplicação das provas serão das 9h às 13h e das 15h30 às 20h30.

Após a inscrição, o candidato deve ficar atento a divulgação dos locais de provas, que serão disponibilizados na Página do Participante, através do Cartão de Confirmação do Encceja 2020. Lá, constarão todas as informações pertinentes ao exame, como endereço, número, sala, bairro e cidade.

Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

Deixe um comentário
Compartilhar
Publicado por

Posts Recentes

Provas do Encceja serão em agosto

A edição do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos 2020 já… Leia mais

2 semanas atrás

Encceja 2020 adiado novamente

Foi confirmado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira, o Inep,… Leia mais

2 meses atrás

Provas do Encceja Edição 2020

Como sabemos, a edição do Encceja 2020 foi adiada para 2021 devido a pandemia causada… Leia mais

2 meses atrás

Acelere seus estudos para o Encceja 2020

Com as provas marcadas para o dia 25 de abril de 2021 das 9h às… Leia mais

3 meses atrás

Provas do Encceja 2020 serão aplicadas em Abril

Após o adiamento da edição de 2020 para 2021, o Encceja terá suas provas aplicadas… Leia mais

3 meses atrás

Segunda será o último dia para as inscrições no Encceja 2020

Quem ainda não fez a inscrição para o Encceja deve se apressar, pois segunda, dia… Leia mais

5 meses atrás