Passo a passo para recuperar senha do Encceja 2019

Faltam pouco mais de 20 dias para a prova do Encceja, Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos, mas os locais onde cada candidato realizará a sua prova ainda não foi divulgado pelo Inep, e a expectativa é que isso ocorra na segunda semana de agosto na Página do Participante. Caso tenha esquecido a senha de acesso, veja o passo a passo para recuperar senha do Encceja 2019.

Para recuperar senha do Encceja 2019, o candidato deve digitar o CPF e senha no link da Página do Participante, escolher a imagem do desafio e clicar em “Esqueci minha senha. Essa é a forma mais simples de recuperação. Porém quem não tem acesso ao e-mail cadastrado para recuperar a senha do Encceja, deve proceder da seguinte forma:

Esqueceu a senha e o e-mail cadastrados:

  • Acesse Página do Participante
  • Forneça seu CPF; responda ao desafio e clique em “Esqueci minha senha”.
  • Na tela seguinte, confira se o e-mail está certo.
  • Se você não tem acesso ao e-mail apresentado, responda ao desafio e clique em “Não tenho acesso a este e-mail”.
  • Na tela seguinte, altere seus dados de contato. Preencha os campos solicitados, responda ao desafio e clique em “Salvar novos dados de contato e enviar nova senha”.
  • A mensagem “Dados confirmados com sucesso” será exibida. Uma notificação será enviada para o e-mail cadastrado na inscrição informando que foi feita uma alteração. Uma nova senha será enviada para o novo e-mail cadastrado.

Divulgação dos locais de provas do Encceja 2019

A principal dúvida dos candidatos é sobre o local onde cada um fará o seu exame, e essa informação ainda não foi liberada pelo Inep. Mas fiquem tranquilos, assim como no Enem, a divulgação só ocorre faltando alguns dias para a prova, e você ficará sabendo por aqui, no vocênoencceja.

Levar o Cartão de Confirmação do Encceja no dia da prova

O Cartão de Confirmação é onde irá constar o endereço onde o candidato fará a sua prova, e é recomendado que imprima e o leve consigo no dia do exame para qualquer eventualidade.

Diferença entre Certificação e Declaração de Parcial de Proficiência do Encceja 2019

Existem duas opções de certificação no Encceja: Certificação e Declaração de Parcial de Proficiência. Mas qual a diferença entre os dois?

  • Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio – Para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação. Serve para os candidatos que precisam certificar todas as matérias exigidas para conseguir o certificado.
  • Declaração Parcial de Proficiência – Para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas elas. Serve para os candidatos que precisam certificar apenas algumas das matérias exigidas para conseguir o certificado, mas não todas.

IMPORTANTE: O Inep não envia correspondência ou e-mail para informar os locais de provas. Essa informação será obtida apenas na Página do Participante do Encceja 2019. Lá estará disponível o local, endereço, número, sala, bairro, cidade.

Deixe seu Comentário