Inscrições Encceja 2020

Requisitos Para se Inscrever no Encceja 2019

Saiba quais são os requisitos para se inscrever no Encceja 2019

O Encceja, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, proporciona jovens que estão fora da idade escolar a obterem seu certificado de conclusão dos Ensinos Fundamental e Médio. E este anos as inscrições serão entre os dias 20 e 31 de maio e a prova será aplicada em 25 de agosto. Mas quais são os requisitos para se inscrever no Encceja 2019? Saiba aqui no vocênoencceja.

Vale ressaltar que a inscrição é feita somente pela internet na Página do Participante do Encceja, e o candidato que fez a inscrição em 2018 e não compareceu no dia da prova deverá justificar a sua ausência entre os dias 20 a 31 de maio para não pagar uma taxa da edição de 2019.

Para se inscrever no Encceja o candidato deve estar dentro de alguns requisitos:

  • Obter certificação do Ensino Fundamental – Segundo o edital do oficial, só é elegível a fazer a prova de certificação do Ensino Fundamental aquele que tiver “no mínimo 15 (quinze) anos completos na data de realização do Exame”.  Ou seja, só é possível conseguir o diploma pelo Encceja no Ensino Fundamental se você tiver mais de 15 anos no dia do exame e ainda não tiver concluído essa etapa.
  • Obter certificação Ensino Médio – Ainda segundo o edital, a idade mínima para conseguir o diploma do Ensino Médio por esse exame: “jovens e adultos com no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data de realização do Exame, para o Ensino Médio, que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino".

Qual a nota mínima para conseguir a Certificação do Encceja 2019?

Para conseguir a certificação do Encceja 2019, o candidato deve obter o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja, adicionalmente, no caso de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física no Ensino Fundamental; e de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias no Ensino Médio, proficiência de pelo menos cinco pontos na prova de redação.

Sendo divididos em:

  • Para certificação: é preciso conseguir o nível 100 (cem) em cada uma das provas objetivas e obter uma nota igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos na redação.
  • Para declaração parcial de proficiência: é preciso conseguir a nota mínima de 100 (cem) exigida em uma ou mais de uma das quatro provas, mas não em todas.

Certificado X Declaração Parcial de Proficiência

Os resultados individuais do Encceja permitem a emissão de dois documentos distintos: a Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação; e a Declaração Parcial de Proficiência, para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas.

Informações necessárias para a inscrição no Encceja 2019

No ato da inscrição, o candidato deverá fornecer algumas informações para a total efetivação do processo. Tais como:

  • Endereço de E-mail válido;
  • Telefone celular de contato;
  • Tio de atendimento (Se necessário atendimento especial);
  • Tipo de certificado (Fundamental ou médio);
  • Preencher Questionário Socioeconômico

Após a finalização é importante certificar-se de que todos os dados foram preenchidos adequadamente. Outra recomendação é a impressão do comprovante de inscrição do Encceja 2019, pois caso seja necessário, o dia da prova você poderá apresentá-lo.

Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

Deixe um comentário
Compartilhar
Publicado por

Posts Recentes

Provas do Encceja serão em agosto

A edição do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos 2020 já… Leia mais

2 meses atrás

Encceja 2020 adiado novamente

Foi confirmado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira, o Inep,… Leia mais

4 meses atrás

Provas do Encceja Edição 2020

Como sabemos, a edição do Encceja 2020 foi adiada para 2021 devido a pandemia causada… Leia mais

4 meses atrás

Acelere seus estudos para o Encceja 2020

Com as provas marcadas para o dia 25 de abril de 2021 das 9h às… Leia mais

4 meses atrás

Provas do Encceja 2020 serão aplicadas em Abril

Após o adiamento da edição de 2020 para 2021, o Encceja terá suas provas aplicadas… Leia mais

4 meses atrás

Segunda será o último dia para as inscrições no Encceja 2020

Quem ainda não fez a inscrição para o Encceja deve se apressar, pois segunda, dia… Leia mais

6 meses atrás