fechar

Saiba quais são os requisitos para se inscrever no Encceja 2019

O Encceja, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, proporciona jovens que estão fora da idade escolar a obterem seu certificado de conclusão dos Ensinos Fundamental e Médio. E este anos as inscrições serão entre os dias 20 e 31 de maio e a prova será aplicada em 25 de agosto. Mas quais são os requisitos para se inscrever no Encceja 2019? Saiba aqui no vocênoencceja.

Vale ressaltar que a inscrição é feita somente pela internet na Página do Participante do Encceja, e o candidato que fez a inscrição em 2018 e não compareceu no dia da prova deverá justificar a sua ausência entre os dias 20 a 31 de maio para não pagar uma taxa da edição de 2019.

Para se inscrever no Encceja o candidato deve estar dentro de alguns requisitos

Para se inscrever no Encceja o candidato deve estar dentro de alguns requisitos:

  • Obter certificação do Ensino Fundamental – Segundo o edital do oficial, só é elegível a fazer a prova de certificação do Ensino Fundamental aquele que tiver “no mínimo 15 (quinze) anos completos na data de realização do Exame”.  Ou seja, só é possível conseguir o diploma pelo Encceja no Ensino Fundamental se você tiver mais de 15 anos no dia do exame e ainda não tiver concluído essa etapa.
  • Obter certificação Ensino Médio – Ainda segundo o edital, a idade mínima para conseguir o diploma do Ensino Médio por esse exame: “jovens e adultos com no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data de realização do Exame, para o Ensino Médio, que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino”.

Qual a nota mínima para conseguir a Certificação do Encceja 2019?

Para conseguir a certificação do Encceja 2019, o candidato deve obter o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja, adicionalmente, no caso de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física no Ensino Fundamental; e de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias no Ensino Médio, proficiência de pelo menos cinco pontos na prova de redação.

Sendo divididos em:


  • Para certificação: é preciso conseguir o nível 100 (cem) em cada uma das provas objetivas e obter uma nota igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos na redação.
  • Para declaração parcial de proficiência: é preciso conseguir a nota mínima de 100 (cem) exigida em uma ou mais de uma das quatro provas, mas não em todas.

Certificado X Declaração Parcial de Proficiência

Os resultados individuais do Encceja permitem a emissão de dois documentos distintos: a Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação; e a Declaração Parcial de Proficiência, para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas.

Informações necessárias para a inscrição no Encceja 2019

No ato da inscrição, o candidato deverá fornecer algumas informações para a total efetivação do processo. Tais como:

  • Endereço de E-mail válido;
  • Telefone celular de contato;
  • Tio de atendimento (Se necessário atendimento especial);
  • Tipo de certificado (Fundamental ou médio);
  • Preencher Questionário Socioeconômico

Após a finalização é importante certificar-se de que todos os dados foram preenchidos adequadamente. Outra recomendação é a impressão do comprovante de inscrição do Encceja 2019, pois caso seja necessário, o dia da prova você poderá apresentá-lo.



Tags : EnccejaInscrições EnccejaProvas Encceja
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

16
Deixe seu Comentário

avatar
13 Comentar tópicos
3 Respostas do tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
15 Autores de comentários
Ana PaulaNiniveCristianoSusana de Fátima de Moraesisaqui Almeida Autores recentes de comentários
mais novo mais velho mais votado
Ana Paula
Visitante
Ana Paula

Como faço para fazer a inscrição?
Não estou conseguindo

Ninive
Visitante
Ninive

Como faço pra fazer minha inscrição no Encceja? Não estou conseguindo

Cristiano
Visitante
Cristiano

Eu parei no 9° ano , porém parei no guarujá-sp mas agora estou em maceió-al , posso fazer só com a declaração escolar ou precisa do certificado?

Susana de Fátima de Moraes
Visitante
Susana de Fátima de Moraes

Não consigo fazer inscrição

isaqui Almeida
Visitante
isaqui Almeida

Quanto custa??

Alessandra
Visitante
Alessandra

Quero fazer a inscrição

Noé Edmundo da Silva
Visitante
Noé Edmundo da Silva

muita gente não inscreveu-se ou desistiu das provas do ENCCEJA, por dificuldade com transporte e/ou hospedagem. Porque não, as provas do ENCCEJA, acontecerem no mesmo dia do ENEM, já que muitas prefeituras colocam ônibus, o que não acontece com o ENCCEJA.

suzy
Visitante
suzy

Fiz até o 8° ano devo fazer a prova do ensino fundamenta ou ensino médio por ter aumentado o 9°ano?

Jéssica
Visitante
Jéssica

Vc terminou seu ensino fundamental. 8 série. Não foi?