Os resultados do Encceja 2022 estão disponíveis na Página do Participante

Os resultados do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022 estão disponíveis na Página do Participante. Mais de 547 mil pessoas realizaram as provas em agosto, no intuito de obter os certificados do ensino fundamental e médio. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicou o exame em todas as unidades da Federação.

A Página do Participante traz, como novidade, uma lista com as escolas que emitem o certificado de conclusão e a declaração parcial de proficiência, por estado e município. Desse modo, é possível verificar os endereços mais próximos para fazer a emissão presencial, ou eletronicamente, no caso das escolas que oferecem essa opção.

Acessar Página do Participante Encceja

A senha de acesso a Página do Participante Encceja é muito importante. Não informe a ninguém e, caso tenha perdido ou esquecido, clique em Esqueci minha senha.

Para acessar a Página do Participante Encceja clique em “Clique aqui para acompanhar sua inscrição, acessando gov.br”;

No site integrado do Governo Federal adicione seu CPF e clique em “Avançar” e depois digite a senha.

Acessar A Página Do Participante Encceja

Passo a passo Página do Participante Encceja:

  • Comece acessando o site Encceja Inep;
  • Agora toque na opção “Clique aqui para acompanhar sua inscrição, acessando gov.br”;
  • No site integrado do Governo Federal adicione seu CPF e clique em “Avançar” e depois digite a senha;
  • Caso você ainda não tenha acessado o Gov.br, clique em “Crie sua conta gov.br”;
  • Você será levado ao site de cadastro e deve seguir os passos pedidos;
  • Pronto, agora você será direcionado para a Página do Participante do Encceja.

Clique aqui para acessar a Página do Participante Encceja

Resultados individuais do Encceja

Os resultados individuais do Encceja podem ser acessados na Página do Participante após login com CPF e senha. Para o Inep, o participante é considerado habilitado se atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja e obtiver nota igual ou superior a 5 pontos na prova de redação. Para atingir a proficiência na área de conhecimento de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física, no Ensino Fundamental, e de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, no Ensino Médio, o participante deverá obter também pontuação igual ou superior a 5 pontos na prova de redação.

Encceja

A participação no Encceja é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada. Realizado pelo Inep desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação, o exame possibilita a retomada da trajetória escolar. As provas avaliam competências, habilidades e saberes adquiridos. Com isso, estabelece uma referência nacional para a avaliação de jovens e adultos, tendo, assim, uma relevância multidimensional para a educação brasileira.

As secretarias de Educação e os institutos federais utilizam os resultados como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio. O Encceja serve, ainda, de baliza à implementação de procedimentos e políticas para a melhoria da qualidade na oferta da educação de jovens e adultos, além de viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro.

Certificação

O Inep disponibiliza os resultados individuais dos participantes às secretarias estaduais de educação e aos institutos federais de educação, ciência e tecnologia que aderem ao exame para possibilitar o processo de certificação. É responsabilidade das secretarias e institutos emitir os documentos necessários para a Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, e a Declaração Parcial de Proficiência aos participantes. Também compete às secretarias e aos institutos definir os procedimentos complementares para a certificação e para a emissão da Declaração Parcial de Proficiência, com base nos resultados do Encceja, e certificar os participantes, quando for o caso, conforme suas próprias resoluções e as do Conselho Estadual de Educação, levando em consideração a nota obtida pelo participante, a pontuação mínima sugerida pelo Inep e a Declaração Parcial de Proficiência. No caso do Encceja Exterior, a responsabilidade pela emissão de certificação de declaração de proficiência é do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília e do Colégio Pedro II, do Rio de Janeiro.