Certificado Encceja

Solicitando o Certificado de Conclusão do Encceja 2019

Entenda como é feita a solicitação o Certificado de Conclusão do Encceja 2019

A previsão de divulgação dos Resultados do Encceja 2019 está próxima do anunciado pelo Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o que deve ocorrer em dezembro, e os candidatos devem ficar atentos para fazer a solicitação o Certificado de Conclusão do Encceja 2019. As provas do Encceja Nacional 2019 foram aplicadas no mês de agosto, em diversas cidades do país. O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos possibilita que, pessoas que não conseguiram finalizar seus estudos dentro da idade considerada adequada, possam obter a sua certificação de conclusão dos Ensinos Fundamental e Médio. Para solicitar o Certificado de Conclusão do Encceja primeiro é preciso ter em mãos o Resultado individual, cuja liberação será feita através da Página do Participante.

Como saber a sua nota individual do Encceja 2019?

Quando os Resultados do Encceja forem liberados pelo Inep, o candidato poderá acessar a nota através da Página do Participante, utilizando o CPF e a senha já cadastrada no ato da inscrição. Lá, estará disponível a nota alcançada em todas as matérias do Encceja. 

Quantos pontos precisa para passar no Encceja 2019?

Para conseguir o Certificado de Conclusão do Encceja 2019, o candidato deve atingir no mínimo 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja, além de nota 5,0 na redação. Somente quem alcançar a nota mínima em todas as matérias poderá obter o Certificado do Encceja.

E quem não alcançar a nota em todas as matérias do Encceja 2019?

O candidato que não alcançar a nota mínima em todas as matérias do Encceja 2019, poderá obter a Declaração Parcial do Encceja, isto é, declaração das matérias onde atingiu a nota mínima, e na próxima edição do Encceja, o candidato só precisará fazer as provas que ficaram abaixo da nota.

Onde será feita a solicitação do Certificado de Conclusão do Encceja 2019?

A emissão dos Certificados do Encceja 2019 é de responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmaram Termo de Adesão ao Encceja, e esta foi selecionada pelo candidato no ato da inscrição. A emissão vale para Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio e da Declaração Parcial de Proficiência aos participantes.

Posso me inscrever no Enem 2020 após o Encceja?

Sim, desde que o candidato tenha obtido as notas mínimas para a Certificação de Conclusão do Ensino Médio, o que é equivalente a conclusão escolar.

Posso cursar uma faculdade após o Encceja?

Sim, mas, assim como para o Enem, o critério é a nota mínima exigida em todas as matérias e a conclusão do Ensino Médio.

Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

Deixe um comentário
Compartilhar
Publicado por

Posts Recentes

Provas do Encceja 2020 serão aplicadas neste domingo

Faltam 04 dias para a aplicação das provas do Encceja 2020 (Exame Nacional para Certificação… Leia mais

4 semanas atrás

Faltam 11 dias para a Prova do Encceja 2020

As provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020… Leia mais

1 mês atrás

Encceja 2020: Acessar Cartão de Confirmação

O Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, divulgou nesta segunda-feira, 10,… Leia mais

1 mês atrás

Materiais de Estudo do Ensino Fundamental para o Encceja 2022

Para que o seu esforço na hora de estudar tenha um melhor resultado, o material… Leia mais

1 mês atrás

Materiais de Estudo do Ensino Médio para o Encceja 2022

Para quem vai prestar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos,… Leia mais

1 mês atrás

Menos de 20 dias para o Encceja 2020

O dia 29 de agosto está quase aí, e para quem se inscreveu para o… Leia mais

1 mês atrás