fechar

Entenda como será a solicitação do Certificado do Encceja 2019

Os candidatos que fizeram as provas do Encceja em anos anteriores e conseguiram obter a nota mínima para Certificação de Conclusão ou a Declaração de Proficiência, pode solicitar o seu nas Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Mas os candidatos que fizeram a prova do Encceja somente em 2019, ainda deve aguardar a liberação dos Resultados Individuais, cuja previsão é para janeiro de 2020.

Para isso, o participante do Encceja deve acessar a Página do Encceja tão logo sejam liberados os Resultados Individuais, e tendo a nota mínima exigida poderá solicitar o seu Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental/Médio.

O que é a Declaração de Proficiência do Encceja

A declaração de Proficiência do Encceja nada mais é que a obtenção do resultado parcial exigido pelo Exame. Ou seja, o participante que conseguir obter a nota mínima em 02 matérias, por exemplo, terá a declaração e Proficiência nelas, e no ano seguinte só precisa fazer as provas das matérias que ficaram faltando.

O Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, é a autarquia pertencente ao Ministério da Educação, responsável pela realização do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, que ocorre uma vez por ano, no Brasil e no Exterior, inclusive para pessoas que estão em regime PPL (Pessoas Privadas de Liberdade).


Qual a nota mínima para passar no Encceja 2019?

Para conseguir obter o Certificado de Conclusão do Encceja, o participante deve atingir o mínimo de 100 (cem) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja e obtiver nota igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos na prova de redação, que varia de 0 (zero) a 10 (dez).

Como já foi mencionado acima, obtendo esse resultado em apenas algumas matérias, o participante elimina a prova correspondente na edição seguinte que for prestar o Encceja.

Quem esqueceu a senha da Página do Participante do Encceja

O procedimento de recuperação de senha do Encceja serve para todos os participantes, aqueles que prestaram o Exame neste ano de 2019 e em anos anteriores. Veja:

  • Acesse a Página do Participante do Encceja;
  • Digite o CPF;
  • Responda o desafio da figura;
  • Clique em Esqueci minha senha.

Você poderá inserir o e-mail cadastrado no ato da inscrição ou escolher a opção de envio para um novo e-mail, caso tenha esquecido também.



Tags : Certificado de ConclusãoCertificado EnccejaEncceja
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

Deixe seu Comentário

avatar