Não perca o prazo para justificar sua ausência no Encceja de 2023

Você que se inscreveu no Encceja 2023, mas não compareceu no dia da prova, e pretende fazer novamente a prova da edição de 2024 precisa justificar sua ausência para manter a gratuidade da inscrição. O prazo para justificativa termina nesta sexta-feira, dia 05 de abril. A ausência no Encceja Nacional 2023 sem justificativa válida pode acarretar consequências financeiras para os participantes. Aqueles que não apresentarem uma justificativa aceitável ou tiverem sua solicitação reprovada estarão sujeitos a ressarcir o Inep. O valor estipulado para esse ressarcimento é de R$ 40,00 (quarenta reais). A data limite de pagamento vai até 15 de abril.

Apostila Encceja 2024: Ensino Fundamental

Apostila ENCCEJA 2024 – Ensino Fundamental

A Apostila ENCCEJA 2024 – Ensino Fundamental foi elaborada por professores especializados em cada matéria e com larga experiência. O conteúdo foi organizado, visando uma fácil assimilação do conteúdo e, assim, uma melhor otimização no tempo de aprendizagem. Adquira já a sua Apostila ENCCEJA 2024!

Comprar Apostila Encceja Ensino Fundamental

Esse pagamento deve ser realizado por meio de uma Guia de Recolhimento da União (GRU) Cobrança, que será gerada no sistema de inscrição do exame. A GRU pode ser quitada em qualquer banco ou casa lotérica, seguindo os critérios estabelecidos por esses correspondentes bancários. É importante estar ciente dessas condições para evitar qualquer inconveniente no processo de inscrição e participação no Encceja Nacional.

Como Se Dar Bem na Prova do ENCCEJA 2024

Onde pode ser feita a justificativa da ausência do Encceja?

A justificativa de ausência no Encceja Nacional 2023 deve ser feita no site oficial do Encceja, do dia 25 de março às 23h59 do dia 5 de abril de 2024. Quando acessar o site, o candidato deverá fornecer seu CPF e senha e localizar a opção “Justificativa de Ausência“. Em seguida, basta preencher um formulário indicando o motivo pelo qual não compareceu à prova.

Preparação para o ENCCEJA 2024: Conteúdos Essenciais

Quais os motivos aceitos para justificar ausência no Encceja?

Mas vale ressaltar que, meras explicações não são suficientes, é fundamental também fornecer um documento que comprove a ausência. Entre as justificativas aceitas estão:

  • Furto ou assalto;
  • Morte na família;
  • Maternidade;
  • Paternidade;
  • Privação de liberdade;
  • Emergência, internação ou consulta médica;
  • Casamento ou união estável;
  • Intercâmbio acadêmico.

Nos casos em que o pedido de justificativa não seja aceito pelo INEP, o participante do Encceja poderá recorrer da decisão entre 15 e 19 de abril. Nos casos de novo resultado negativo, o valor a ser pago é de R$ 40,00.