Não perca o prazo para justificar sua ausência no Encceja de 2023
Você que se inscreveu no Encceja 2023, mas não compareceu no dia da prova, e pretende fazer novamente a prova da edição de 2024 precisa justificar sua ausência para manter a gratuidade da inscrição. O prazo para justificativa termina nesta sexta-feira, dia 05 de abril. A ausência no Encceja Nacional 2023 sem justificativa válida pode acarretar consequências financeiras para os participantes. Aqueles que não apresentarem uma justificativa aceitável ou tiverem sua solicitação reprovada estarão sujeitos a ressarcir o Inep. O valor estipulado para esse ressarcimento é de R$ 40,00 (quarenta reais). A data limite de pagamento vai até 15 de abril.
Apostila ENCCEJA 2025 – Ensino Fundamental
A Apostila ENCCEJA 2025 – Ensino Fundamental foi elaborada por professores especializados em cada matéria e com larga experiência. O conteúdo foi organizado, visando uma fácil assimilação do conteúdo e, assim, uma melhor otimização no tempo de aprendizagem. Adquira já a sua Apostila ENCCEJA 2025!
Esse pagamento deve ser realizado por meio de uma Guia de Recolhimento da União (GRU) Cobrança, que será gerada no sistema de inscrição do exame. A GRU pode ser quitada em qualquer banco ou casa lotérica, seguindo os critérios estabelecidos por esses correspondentes bancários. É importante estar ciente dessas condições para evitar qualquer inconveniente no processo de inscrição e participação no Encceja Nacional.
Onde pode ser feita a justificativa da ausência do Encceja?
A justificativa de ausência no Encceja Nacional 2023 deve ser feita no site oficial do Encceja, do dia 25 de março às 23h59 do dia 5 de abril de 2024. Quando acessar o site, o candidato deverá fornecer seu CPF e senha e localizar a opção “Justificativa de Ausência“. Em seguida, basta preencher um formulário indicando o motivo pelo qual não compareceu à prova.
Quais os motivos aceitos para justificar ausência no Encceja?
Mas vale ressaltar que, meras explicações não são suficientes, é fundamental também fornecer um documento que comprove a ausência. Entre as justificativas aceitas estão:
- Furto ou assalto;
- Morte na família;
- Maternidade;
- Paternidade;
- Privação de liberdade;
- Emergência, internação ou consulta médica;
- Casamento ou união estável;
- Intercâmbio acadêmico.
Nos casos em que o pedido de justificativa não seja aceito pelo INEP, o participante do Encceja poderá recorrer da decisão entre 15 e 19 de abril. Nos casos de novo resultado negativo, o valor a ser pago é de R$ 40,00.