fechar

Entramos na última semana para prova do Encceja 2019

Agora sim, chegamos na reta final antes da prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, que será aplicada no próximo domingo, dia 25 de agosto, ou seja, entramos na última semana para prova do Encceja 2019. O exame será aplicado nos turnos da manhã e da tarde, com tempo de duração de 4h e 5h respectivamente.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep, órgão responsável pela aplicação da prova do Encceja, em sua última atualização, informou que somente 480.762 candidatos tinham acessado o Cartão de Confirmação do Encceja 2019 para saber o local onde farão as suas provas.

Como acessar o Cartão de Confirmação do Encceja 2019

Para acessar o local onde serão aplicadas as suas provas, o candidato deve entrar na Página do Participante e clicar em Cartão de Confirmação do Encceja. O acesso na Página do Participante requer o CPF e senha do candidato.

Quem perdeu a senha do Encceja pode recuperá-la no mesmo local de acesso:


  • Acesse a Página do Participante;
  • Insira o CPF, responda ao desafio e clique no item “Esqueci minha senha“;
  • Confira se o endereço de e-mail está correto na tela seguinte, responda ao desafio novamente e cliquem em “Enviar nova senha por e-mail”.

Se o candidato também esqueceu o e-mail que cadastrou para recuperar a senha, deve seguir a orientação abaixo:

  • Acesse a Página do Participante;
  • Insira o CPF, responda ao desafio e clique no item “Esqueci minha senha”;
  • Se você não tiver acesso ao endereço apresentado na tela seguinte, responda ao desafio novamente e clique em “Não tenho acesso a este e-mail”;
  • Nesse caso, o sistema vai pedir a alteração dos dados de contato, incluindo um novo e-mail para o envio de uma nova senha.

Ainda dá tempo de treinar a redação para o Encceja 2019

Com certeza, a redação é a parte mais assustadora de qualquer concurso ou exame, mas isso pode ser mudado com treinos e aperfeiçoamentos antes das provas. Uma dica preciosa é que algumas competências são mais importantes durante o processo de correção, e segundo o professor Giuliano Rossini, em entrevista ao site G1, são elas:

  • Domínio de linguagens
  • Compreensão de fenômenos
  • Enfrentamento e resolução de situações-problema
  • Elaboração de propostas

E no ano passado, os temos solicitados nas redações foram: “Possibilidades de uma alimentação segura para a população brasileira” para o Ensino Fundamental e “Os riscos do trabalho noturno para a saúde do trabalhador” para o Ensino Médio. O candidato que tiver preparado para a redação se dará bem com qualquer tema, pois o importante é o desenvolvimento do texto.



Tags : Cartão de ConfirmaçãoEnccejaProvas Encceja
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

Deixe seu Comentário

avatar