Encceja 2020

Conclua o Ensino Médio com o Encceja 2020

Saiba como concluir o Ensino Médio com o Encceja 2020

No Brasil, o número de pessoas que abandonam a escola ainda é muito alto, e tem aumentado cada vez mais, principalmente entre os jovens que começam trabalhar e não conseguem conciliar os dois. Mas, é possível finalizar os estudos e obter a certificação através do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, realizando apenas um dia de provas. Saiba como concluir o Ensino Médio com o Encceja 2020.

O Encceja é realizado desde 2002 pelo Ministério da Educação, em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep, órgão responsável pela elaboração e aplicação das provas. O intuito do programa é justamente possibilitar às pessoas que não conseguiram finalizar seus estudos em idade considerada adequada a obter o certificado de conclusão.

Quem pode participar do Encceja 2020

Todas as pessoas que já passaram da idade considerada adequada para finalizar os estudos podem participar do Encceja. Veja as idades para cada etapa de certificação:

  • Ter 15 anos ou mais de idade até a data da realização das provas para o ensino fundamental;
  • Ter 18 anos ou mais até a data da realização da prova para o ensino médio.

Processo gratuito e realizado anualmente

Para se inscrever no Encceja, o candidato deve ter em mão o CPF e a data de nascimento. Será necessário também o preenchimento de um formulário socioeconômico, além das informações pessoais como nome, endereço, telefone ou e-mail. A inscrição é gratuita e feita exclusivamente pela internet, através da página do Inep. As inscrições têm previsão de ocorrer entre abril ou maio, mas ainda será confirmada pelo Inep.

Locais de provas do Encceja 2020

As provas são aplicadas em todo país, e na edição de 2019 foram 611 municípios onde teve a aplicação do exame, O candidato irá mencionar o município de realização da prova no momento da inscrição no Encceja. As provas são realizadas em um único dia, no período da manhã e no período da tarde, tanto para quem deseja obter a certificação do ensino fundamental, quanto para o ensino médio. Vale ressaltar que, o candidato que tiver mais de 18 anos, mesmo que não tenha concluído o ensino fundamental, pode fazer direto para obter a certificação do ensino médio.

Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

Deixe um comentário
Compartilhar
Publicado por

Posts Recentes

Provas do Encceja serão em agosto

A edição do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos 2020 já… Leia mais

2 meses atrás

Encceja 2020 adiado novamente

Foi confirmado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira, o Inep,… Leia mais

4 meses atrás

Provas do Encceja Edição 2020

Como sabemos, a edição do Encceja 2020 foi adiada para 2021 devido a pandemia causada… Leia mais

4 meses atrás

Acelere seus estudos para o Encceja 2020

Com as provas marcadas para o dia 25 de abril de 2021 das 9h às… Leia mais

4 meses atrás

Provas do Encceja 2020 serão aplicadas em Abril

Após o adiamento da edição de 2020 para 2021, o Encceja terá suas provas aplicadas… Leia mais

4 meses atrás

Segunda será o último dia para as inscrições no Encceja 2020

Quem ainda não fez a inscrição para o Encceja deve se apressar, pois segunda, dia… Leia mais

6 meses atrás