A prova do Encceja 2022 será aplicada no dia 28 de agosto

As data de aplicação da prova do Encceja 2022 foram anunciadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A informação está em uma Portaria do Diário Oficial da União.

A prova do Encceja 2022 (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) será aplicada no dia 28 de agosto, um domingo, para os inscritos na aplicação regular.

O Inep também divulgou as datas das provas para quem mora no exterior e para pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa (PPL).

Calendário de Provas do Encceja 2022:

  • Encceja regular: 28 de agosto
  • Encceja Exterior: 18 de setembro
  • Encceja Exterior PPL: 19 e 30 de setembro
  • Encceja PPL: 11 e 12 de outubro

O prazo de inscrição do Encceja 2022 não foi divulgado ainda, mas é provável que seja em maio.

Quem pode participar do Encceja 2022

De acordo com as regras do Exame, não é cobrada nenhuma taxa de participação e para realizar a prova é preciso:

  • Ter idade mínima de 15 anos no caso de quem precisa do diploma de nível fundamental;
  • Ter idade mínima de 18 anos no caso de quem precisa de diploma de nível médio.

A prova do Encceja é voltada para analisar os candidatos em todas as áreas de conhecimento/disciplinas de acordo com o grau de escolaridade. Os certificados são entregues para aqueles que atingirem pontuação mínima. Assim, esses poderão ingressar no próximo nível acadêmico.

Sobre o Encceja

Criado em 2002 com o objetivo de avaliar o conhecimento de jovens e adultos que voltaram a estudar em uma idade já avançada por não conseguirem se formar no tempo adequado, o Encceja não é obrigatório. Por meio do Encceja, os estudantes podem conseguir a certificação do Ensino Fundamental e a do Ensino Médio.

Deixe seu Comentário