Categorias: Resultado Encceja

Inep divulga os Resultados do Encceja 2018

Encceja 2018: Inep divulga os resultados do exame de certificação de adultos

O Inep, autarquia vinculada ao Ministério da Educação, divulgou os resultados do Encceja 2018 (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), referente ao ensino médio. Os candidatos podem conferir como se saíram na página do participante do exame pela internet.

Serão certificados os participantes que atingiram o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e o mínimo de cinco pontos na prova de redação, adicionalmente à nota mínima em língua portuguesa, língua estrangeira moderna e em linguagens e códigos e suas tecnologias.

Os participantes podem conseguir dois documentos por meio do Encceja. O certificado de conclusão é para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação. Já a declaração parcial de proficiência é para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas.

O participante pode conseguir o certificado de conclusão em uma única edição ou ao conquistar as declarações de proficiência das quatro áreas de conhecimento, em edições diferentes do Encceja. O Inep elabora, aplica e corrige as provas, mas a certificação é competência das secretarias estaduais de Educação e dos institutos federais de educação ciência e tecnologia que tiverem assinado termo de adesão ao Encceja com o Inep.

Provas – O Encceja 2018 teve quatro aplicações: duas no Brasil e duas no exterior, sendo uma regular e outra para pessoas privadas de liberdade ou sujeitas a medidas socioeducativas, o chamado Encceja PPL. Os brasileiros que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade apropriada fizeram as provas em 5 de agosto. Dos 1.695.607 inscritos, 789.484 (46,6%) compareceram.

Já o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens sob Medida Socioeducativa que inclua privação de liberdade (Encceja Nacional PPL) foi aplicado em 18 e 19 de setembro. Foram 80.683 inscritos, sendo 71.115 do sistema prisional e 9.568 do sistema socioeducativo. Na mesma data, em nove estados, foi feita a reaplicação do Encceja Nacional Regular para 65 participantes afetados por questões logísticas na aplicação de 5 de agosto.No exterior a aplicação foi em 16 de setembro na Bélgica (Bruxelas); Espanha (Barcelona e Madri); Estados Unidos (Boston, Nova Iorque e Miami); França (Paris); Guiana Francesa (Caiena); Holanda (Roterdã); Itália (Roma); Japão (Nagóia, Hamamatsu e Tóquio); Portugal (Lisboa); Reino Unido (Londres); Suíça (Genebra); e Suriname (Paramaribo). Ao todo, 1.452 participantes se inscreveram para o Encceja Exterior. Já o Encceja Exterior PPL foi aplicado de 17 a 28 de setembro, para 29 inscritos em unidades prisionais da Guiana Francesa (Caiena), Japão (Tóquio) e Turquia (Istambul).

Como acessar os resultados do participante do ENCCEJA

  1. Acesse a página do participante Encceja.
  2. Insira o CPF, senha cadastrada no momento da inscrição e a figura que aparece logo em seguida.
  3. No canto esquerdo da tela, deve aparecer (quando o Inep disponibilizar) abaixo da palavra Resultado a edição da qual você participou. Clique na edição desejada e pronto! Você consegue ver as suas notas.

Como solicitar o Certificado de Conclusão

O candidato deverá procurar a Secretaria da Educação como instituição certificadora e fazer a solicitação do Certificado de Conclusão. O participante deveria ter no mínimo 18 anos completos na data de realização do exame e ter atingido o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja.

O Certificado de Conclusão é para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação. Já a Declaração Parcial de Proficiência é para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas.

Deixe um comentário
Compartilhar

Posts Recentes

Segunda será o último dia para as inscrições no Encceja 2020

Quem ainda não fez a inscrição para o Encceja deve se apressar, pois segunda, dia… Leia mais

4 dias atrás

Inscrições para o Encceja irão até 22 de janeiro

Quem pretende aproveitar a oportunidade de concluir os ensinos Fundamental e Médio, devem correr e… Leia mais

1 semana atrás

Quem Pode se Inscrever para o Encceja 2020

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, Encceja,… Leia mais

2 semanas atrás

Encceja 2020: Inscrições e Provas

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, Encceja, terá a edição… Leia mais

2 semanas atrás

Inscrições para o Encceja 2020 começam dia 11 de janeiro

Quem estava ansioso para se inscrever no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens… Leia mais

2 semanas atrás

Como Justificar Ausência no Encceja 2019

A edição do Encceja 2020 será aplicada em 25 de abril de 2021 em todo… Leia mais

2 semanas atrás