fechar

Encceja 2018: Inep divulga os resultados do exame de certificação de adultos

O Inep, autarquia vinculada ao Ministério da Educação, divulgou os resultados do Encceja 2018 (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), referente ao ensino médio. Os candidatos podem conferir como se saíram na página do participante do exame pela internet.

Serão certificados os participantes que atingiram o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e o mínimo de cinco pontos na prova de redação, adicionalmente à nota mínima em língua portuguesa, língua estrangeira moderna e em linguagens e códigos e suas tecnologias.

Os participantes podem conseguir dois documentos por meio do Encceja. O certificado de conclusão é para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação. Já a declaração parcial de proficiência é para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas.

O participante pode conseguir o certificado de conclusão em uma única edição ou ao conquistar as declarações de proficiência das quatro áreas de conhecimento, em edições diferentes do Encceja. O Inep elabora, aplica e corrige as provas, mas a certificação é competência das secretarias estaduais de Educação e dos institutos federais de educação ciência e tecnologia que tiverem assinado termo de adesão ao Encceja com o Inep.


Provas – O Encceja 2018 teve quatro aplicações: duas no Brasil e duas no exterior, sendo uma regular e outra para pessoas privadas de liberdade ou sujeitas a medidas socioeducativas, o chamado Encceja PPL. Os brasileiros que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade apropriada fizeram as provas em 5 de agosto. Dos 1.695.607 inscritos, 789.484 (46,6%) compareceram.

Já o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens sob Medida Socioeducativa que inclua privação de liberdade (Encceja Nacional PPL) foi aplicado em 18 e 19 de setembro. Foram 80.683 inscritos, sendo 71.115 do sistema prisional e 9.568 do sistema socioeducativo. Na mesma data, em nove estados, foi feita a reaplicação do Encceja Nacional Regular para 65 participantes afetados por questões logísticas na aplicação de 5 de agosto.No exterior a aplicação foi em 16 de setembro na Bélgica (Bruxelas); Espanha (Barcelona e Madri); Estados Unidos (Boston, Nova Iorque e Miami); França (Paris); Guiana Francesa (Caiena); Holanda (Roterdã); Itália (Roma); Japão (Nagóia, Hamamatsu e Tóquio); Portugal (Lisboa); Reino Unido (Londres); Suíça (Genebra); e Suriname (Paramaribo). Ao todo, 1.452 participantes se inscreveram para o Encceja Exterior. Já o Encceja Exterior PPL foi aplicado de 17 a 28 de setembro, para 29 inscritos em unidades prisionais da Guiana Francesa (Caiena), Japão (Tóquio) e Turquia (Istambul).

Como acessar os resultados do participante do ENCCEJA

Como acessar os resultados do participante do ENCCEJA

  1. Acesse a página do participante Encceja.
  2. Insira o CPF, senha cadastrada no momento da inscrição e a figura que aparece logo em seguida.
  3. No canto esquerdo da tela, deve aparecer (quando o Inep disponibilizar) abaixo da palavra Resultado a edição da qual você participou. Clique na edição desejada e pronto! Você consegue ver as suas notas.

Como solicitar o Certificado de Conclusão

O candidato deverá procurar a Secretaria da Educação como instituição certificadora e fazer a solicitação do Certificado de Conclusão. O participante deveria ter no mínimo 18 anos completos na data de realização do exame e ter atingido o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja.

O Certificado de Conclusão é para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação. Já a Declaração Parcial de Proficiência é para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas.



Tags : Página do ParticipanteResultado Encceja
Redação

Autor (a) Redação

Aqui no vocênoencceja você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o Encceja, ficando por dentro de todos os detalhes.

0 0 voto
Avaliação
guest
12 Comentários
mais novo
mais velho mais votados
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários
Leandro Cardoso
Leandro Cardoso
1 ano atrás

Alguém sabe me informar se o certificado de conclusão sai na hora ?

Marcelo Augusto Ribeiro
Marcelo Augusto Ribeiro
1 ano atrás

Não consigo entrar em minha senha

Carlos Eduardo cabanas
Carlos Eduardo cabanas
1 ano atrás

Achei que era uma instituição séria mas errei
Perdi tempo, agora que entendo porque 50%nao retornaram para as provas na parte da tarde.boa noite.

sabrina
sabrina
1 ano atrás

concordo com vc falta de respeito com as pessoas .

Eucilene Pereira de Holanda
Eucilene Pereira de Holanda
1 ano atrás

As notas deveriam ter saído no dia 12/11, vi que algumas pessoas já sabem o resultado. Porque o meu ainda não foi lançado? Obrigada

Heloiza Moura
Heloiza Moura
1 ano atrás

GENTEEEE CADÊ O RESULTADO????

adriano marchesan
adriano marchesan
1 ano atrás

Não estou conseguindo ver o resultado das provas q fiz ….ja estou tentando a mais de 8 horas….

Vania
Vania
1 ano atrás

Gostaria de saber onde que eles divulgaram o resultado, pq até hoje não encontro nada rs

Raimunda Donizete da Silva de Moura
Raimunda Donizete da Silva de Moura
1 ano atrás

Muitoooo difícil de usar o site
Agente não consegue entrar nem mesmo com todas petições que fazem.
Eu acho que vcs deveriam ver um jeito mais fácil da gente usar. .Estou há 24 hrs tentando ver o resultado e ainda não consegui