fechar

Tudo que você precisa saber sobre as inscrições Encceja 2020

No Brasil, milhares de pessoas não conseguiram finalizar os seus estudos dentro da idade considerada adequada para cada fase da escola, e veem no Encceja a oportunidade de obter o Certificado de Conclusão. Para isso, porém, é preciso ficar atento as datas importantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, para não perder os prazos. Tudo que você precisa saber sobre as inscrições Encceja 2020.

Aqui no vocênoenecceja, vamos passar algumas informações determinantes para quem deseja fazer o Encceja 2020, como por exemplo: quem pode fazer? onde fazer? como é feita a inscrição? onde serão aplicadas as prova? e etc.

O que é o Encceja?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é um programa mantido pelo governo federal, onde são avaliadas as competências curriculares de pessoas que já passaram da idade adequada da escola e desejam obter o certificado de conclusão dos estudos.

Quem pode fazer o Encceja 2020?

Para se inscrever no Encceja 2020, o candidato deve estar dentro do principal critério de análise que é a idade:


  • Certificado de Ensino Fundamental – 15 anos completos no dia de aplicação da prova.
  • Certificado de Ensino Médio – 18 anos completos no dia de aplicação da prova.

Como faz para se inscrever no Encceja 2020?

A inscrição para o Encceja 2020 é feita exclusivamente pela internet, através do site oficial do programa. Basta acessar o site, incluir o CPF e a data de nascimento para dar início ao procedimento. Após essa etapa, deve preencher as demais informações solicitadas.

Quando começam as inscrições para o Encceja 2020?

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ainda não divulgou o cronograma oficial do Encceja para 2020, mas, analisando de acordo com as edições anteriores, isso deve ocorrer em abril.

Tem prazo para se inscrever no Encceja 2020?

Sim. Assim como em outros programas de acesso ao ensino, como o Enem, por exemplo, o Encceja também possui um período específico para que o candidato se inscreva, e que geralmente dura uma semana.

Como é a prova do Encceja 2020?

A prova do Encceja é formada por 30 questões de cada matéria, ou seja, um total de 180 questões, todas de múltipla escolha. Além disso, tem uma redação com no mínimo de 7 e máximo de 30 linhas.

Quais as matérias que caem nas provas do Encceja 2020?

As matérias do Encceja são:

Para o ensino fundamental:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Ciências Naturais.

Para o ensino médio:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Quem vai fazer o Encceja completo, para os ensinos fundamental e médio, deve estudar todas as matérias.

Qual a nota mínima para passar no Encceja 2020?

O candidato deve atingir 100 pontos em cada matéria e 5,0 na redação para conseguir obter o certificado.

E quem não atingir a nota mínima em todas as matérias?

As matérias que conseguir atingir a nota mínima serão eliminadas, ou seja, na próxima edição do Encceja só precisa se inscrever para as matérias que ficaram faltando. Neste caso, o candidato vai obter a Declaração de Proficiência Parcial.

As provas do Encceja geralmente são aplicadas no mês de agosto, mas como informamos somente quando o Inep divulgar o Edital será possível saber a data específica. Mas as provas do Encceja são realizadas em um domingo, no período da manhã e no período a tarde. Quem precisa da certificação geral deve comparecer nos dois horários para fazer as provas.



Tags : Certificado de ConclusãoCertificado EnccejaEnccejaInscrições EnccejaProvas Encceja
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

Deixe seu Comentário

avatar