Provas Encceja

Provas do Encceja 2020 - Veja Todas as Informações

Fique por dentro de todas as informações sobre as provas do Encceja 2020

Quem não conseguiu finalizar os estudos básicos na idade considerada adequada, pode fazer as provas do Encceja, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, e finalmente obter o se diploma. E no Brasil, hoje, existem milhares de pessoas nessas condições. Fique por dentro de todas as informações sobre as provas do Encceja 2020.

Algumas informações relevantes devem ser de conhecimento de todos que desejam fazer o Encceja, como por exemplo, como se inscrever, quem pode fazer as provas, quando serão aplicadas e quais os critérios para alcançar a nota exigida pelo exame.

Encceja Edição 2020

Até o momento, o Inep, Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, autarquia do MEC responsável pela elaboração e aplicação do exame, não divulgou o cronograma do Encceja para 2020, mas de acordo com informações passadas em rede social oficial do órgão, o Edital está sendo elaborado para ser liberado para os candidatos.

Cronograma do Encceja 2020

Quando a liberação do Edital do Encceja for feita pelo Inep, todo o cronograma do exame estará disponível, tais como:

  • Período de inscrição
  • Solicitação de atendimento especializado
  • Liberação do Cartão de Confirmação
  • Data das provas
  • Liberação dos Resultados
  • Solicitar o Cerificado do Encceja

Todas essas informações serão respondidas no Edital do Exame. Nenhuma data está confirmada oficialmente pelo Inep, e qualquer divulgação antes do Edital será mera especulação.

Inscrições para o Encceja 2020

As inscrições para o Encceja são feitas somente pela internet, através da Página do Participante do Encceja, no site oficial do exame. Para se inscrever, o candidato deve ter em mão os CPF, RG, data de nascimento e endereço. Além de ser necessário informar sobre os dados escolares de cada participante.

Para se inscrever, o candidato deve obedecer a alguns critérios do exame, como a idade mínima para cada período de certificação: Ensino Fundamental precisa ter no mínimo 15 anos na data da prova e para o Ensino Médio precisa ter no mínimo 18 anos na data da prova.

Cartão de Confirmação do Encceja 2020

Após as inscrições do Encceja, o candidato deve aguardar a liberação do Cartão de Confirmação do Encceja, onde constará o local onde cada um fará a sua prova. O Cartão de Confirmação estará disponível na Página do Participante em data a ser confirmada pelo Inep. É muito importante saber que não irá constar em nenhum outro local o endereço onde serão aplicadas as provas do Encceja 2020, desta forma, não forneça dados pessoais em sites e redes sociais a fim de obter esse tipo de informação. Ela constará somente na Página do Participante, através do Cartão de Confirmação de Inscrição.

Data de aplicação das Provas do Encceja 2020

As provas do Encceja geralmente ocorrem no mês de agosto, mas devido a pandemia causada pelo Coronavírus, essa data provavelmente será alterada. Mas é certo que ocorra em um domingo, como tradicionalmente, nos períodos da manhã e da tarde. Os horários das provas serão:

  • Período da manhã – das 09h às 13h;
  • Período da tarde – das 15h30 às 20h30.

Nota exigida para passar no Encceja 2020

  • Para Certificação: é preciso conseguir o nível 100 (cem) em cada uma das provas objetivas e obter uma nota igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos na redação.
  • Para declaração Parcial de Proficiência: é preciso conseguir a nota mínima de 100 (cem) exigida em uma ou mais de uma das quatro provas, mas não em todas.

Matérias das Provas do Encceja 2020

Encceja ensino fundamental:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Ciências Naturais.

Encceja ensino médio:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Sobre os Resultados do Encceja 2020

Os resultados do Encceja também são liberados na Página do Participante de forma individual e em data posterior a aplicação das provas, cuja data será divulgada no Edital. Quem alcançar a nota mínima exigida pelo Exame poderá solicitar o Certificado de Conclusão de Ensino através da Secretaria Estadual de Educação ou Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia indicado pelo participante no ato da inscrição. Quem obtiver a nota de maneira parcial poderá solicitar a Declaração Parcial de Proficiência e eliminar as matérias para uma próxima edição do Encceja.

Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

Deixe um comentário
Compartilhar
Publicado por

Posts Recentes

Provas do Encceja serão em agosto

A edição do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos 2020 já… Leia mais

2 meses atrás

Encceja 2020 adiado novamente

Foi confirmado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira, o Inep,… Leia mais

4 meses atrás

Provas do Encceja Edição 2020

Como sabemos, a edição do Encceja 2020 foi adiada para 2021 devido a pandemia causada… Leia mais

4 meses atrás

Acelere seus estudos para o Encceja 2020

Com as provas marcadas para o dia 25 de abril de 2021 das 9h às… Leia mais

4 meses atrás

Provas do Encceja 2020 serão aplicadas em Abril

Após o adiamento da edição de 2020 para 2021, o Encceja terá suas provas aplicadas… Leia mais

4 meses atrás

Segunda será o último dia para as inscrições no Encceja 2020

Quem ainda não fez a inscrição para o Encceja deve se apressar, pois segunda, dia… Leia mais

6 meses atrás