Quando será o Encceja 2022?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova gratuita destinada a todas as pessoas que não concluíram o Ensino Fundamental ou Ensino Médio na idade indicada e desejam obter o certificado de conclusão.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

De acordo com o cronograma publicado no Diário Oficial da União, a prova do Encceja 2022 será realizada no dia 28 de agosto, um domingo. Entretanto, o edital oficial do Encceja com o calendário completo ainda não foi publicado.

Baseado nos anos anteriores, a previsão é que as inscrições para o Encceja sejam abertas entre os meses de maio e junho, no site do Inep.

Para que serve o Encceja?

Criada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2002, a avaliação do Encceja permite que o estudante, se aprovado, obtenha a certificação de conclusão, que equivale ao diploma escolar.

Assim, com o diploma em mãos, o cidadão passa a ser portador dos mesmos direitos de uma pessoa formada por uma escola de ensino regular e, no caso da conclusão do Ensino Médio, pode realizar vestibulares e concorrer para ingressar em uma instituição de ensino superior futuramente.

O que cai na prova do Encceja?

O Encceja é composto por 4 provas de disciplinas diferentes e uma redação. Cada prova contém 30 questões e, para ser aprovado, o candidato precisa tirar acima de 100 pontos nas provas e acima de 5 na redação.

As áreas de conhecimento que caem nas provas do Ensino Fundamental são: Língua portuguesa, Artes, Educação Física, Matemática, História, Geografia e Ciências Naturais.

Já nas provas do Ensino Médio caem conteúdos dentro das áreas: Linguagens, códigos e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências humanas e suas tecnologias e Ciências da natureza e suas tecnologias.

Quem pode fazer a prova do Encceja?

Segundo o edital mais recente do exame, podem realizar o Encceja todos aqueles que não concluíram os estudos na idade mais adequada e precisam do certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio.

Também podem participar pessoas que vivem no exterior; pessoas que estejam cumprindo pena e adolescentes que estejam cumprindo medidas socioeducativas. O único requisito exigido é a idade mínima:

  • Ensino Fundamental: ter, no mínimo, 15 anos completos no dia da prova.
  • Ensino Médio: ter, no mínimo, 18 anos completos no dia da prova

Quem fez Encceja pode entrar na faculdade?

Se a pessoa fez o Encceja Ensino Médio e foi aprovado, sim. Mas, se a prova realizada for o Encceja Ensino Fundamental, não. Isso porque, de acordo com o MEC, é necessário ter concluído o Ensino Médio para entrar na graduação.

Portanto, se a pessoa possuir diploma do ensino médio pelo Encceja, ela pode prestar vestibular normalmente, inclusive o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e tentar vagas em universidades e faculdades. Afinal, o diploma é reconhecido pelo MEC e aceito por todas as instituições de ensino superior do país.

Quais faculdades aceitam o Encceja?

Ao fazer a prova do Encceja Ensino Médio e atingir a pontuação mínima para passar, o aprovado pode retirar seu diploma e assim usufruir de todos os benefícios, como prestar um concurso público ou fazer um vestibular para entrar em qualquer uma das instituições de ensino superior do país.

Além disso, é preciso se atentar que algumas faculdades específicas possuem vestibular próprio, que o candidato deve realizar para assim concorrer a uma vaga na instituição.

Quem se formou pelo Encceja pode conseguir bolsa na faculdade?

Não há nenhuma restrição para quem se formou no Ensino Médio pelo Encceja conseguir uma bolsa de estudos para a faculdade. Entretanto, escolher onde irá cursar o ensino superior não é uma tarefa fácil e vários critérios devem ser levados em consideração, como principalmente a qualidade do ensino.

Pensando nisso, a Revista Quero preparou uma lista de faculdades bem avaliadas pelo MEC e que oferecem bolsas de estudo de até 80%, confira abaixo:

Guia do Encceja 2022

Quer ficar por dentro de todas as informações e novidades sobre a prova? A Revista Quero produziu o Guia do Encceja, um material totalmente gratuito para te ajudar a saber tudo o que é preciso para ir bem no Encceja sem pagar nada! Para acessar, é só clicar no link abaixo:

Baixar Guia do Encceja

Bolsas de Estudo de até 80% – 100.000 Cursos

O Quero Bolsa tem Bolsas de Estudo com desconto de até 80% em mais de 1100 faculdades em todo o Brasil. Graduação, pós-graduação e técnico.

Quero Bolsa: Bolsas de Estudo de até 80% - 100.000 Cursos

Postagem Original
Autor: Isabella Baliana

Deixe seu Comentário