fechar

Falta uma semana para o fim das inscrições do Encceja 2019

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos estão abertas desde o dia 20 de maio, e para quem ainda não fez, falta uma semana para o fim das inscrições do Encceja 2019. As inscrições são gratuitas e estão abertas até 31 de maio.

O Encceja é direcionado para pessoas que não finalizaram seus estudos dentro da idade normal e que desejam obter a sua certificação dos Ensinos Fundamental e Médio. O Encceja é aplicado também no exterior, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e para pessoas que estão em PPL, Pessoas Privadas de Liberdade, em parceria com o Ministério da Justiça.

Veja quem pode participar do Encceja 2019

Para obter o Certificado do Encceja 2019 tanto para o Ensino Fundamental como Médio, o participante deve preencher alguns requisitos, como:

  • Certificação do Ensino Fundamental: pessoas com mais de 15 anos no momento da inscrição
  • Certificação do Ensino Médio: pessoas com mais de 18 anos no momento da inscrição

Veja como fazer a inscrição no Encceja 2019

As inscrições estão abertas entre os dias 20 e 31 de maio, podendo ser feita somente pelo internet, através da Página do Participante do Encceja 2019. Para se inscrever, o candidato deve ter em mãos o CPF, RG e a data de nascimento. Além disso, será necessário o preenchimento de um formulário socioeconômico que será utilizado pelo MEC para avaliações e estudos, mas que não irá interferir na realização do exame.


Quando será aplicada a prova do Encceja 2019

Após a divulgação da quebra de segurança da prova do Encceja, ocorrido em 20 de maio, algumas dúvidas sobre a data da prova foram comentadas, mas até o momento não houve nenhuma manifestação oficial do Inep sobre o cancelamento ou adiamento do exame. A data já confirmada através do Edital do Encceja é dia 25 de agosto, e até segunda ordem esta data está mantida.

Local da prova do Encceja 2019

As provas do Encceja 2019 serão aplicadas em 611 municípios brasileiros de todos os estados e Distrito Federal, mas o local onde cada estudante irá fazer a sua prova será divulgado no Carão de Confirmação do Encceja, através da Página do Participante. A data da divulgação deve ocorrer em agosto, antes da data do exame.

Nota necessária para obter o Cerificado do Encceja 2019

As notas variam entre 0 e 200 pontos nas provas e entre 0 a 10 pontos na redação, e para obter o Cerificado o candidato deve obter no mínimo 100 pontos nas provas e no mínimo 5 na redação.

Para obter o Certificado de Conclusão do Encceja é preciso obter a nota mínima em cada matéria, mas caso o candidato só consiga a nota necessárias e parte das matérias ele poderá obter a declaração de proficiência nessas provas só fará o próximo Encceja para ser aprovado nas demais disciplinas.

Citar na inscrição a Secretaria de Educação ou Instituto Federal

No ato da inscrição para o Encceja, o candidato deve citar em qual Secretaria de Educação ou Instituto Federal deseja retirar o seu certificado. Após a realização da prova, divulgação do resultado e conseguindo as notas necessárias, o candidato deve se dirigir a unidade citada para obter o seu certificado. O Inep não se responsabiliza pela emissão do certificado do Encceja, sendo de inteira responsabilidade do participante.



Tags : EnccejaInscrições EnccejaPágina do Participante
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

guest
4 Comentários
mais novo
mais velho mais votados
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários
João Pereira da cunha
João Pereira da cunha
1 ano atrás

Quero fazer a prova pro ensino fundamental

Domingas Pereira de sousa
Domingas Pereira de sousa
1 ano atrás

Ñ consigo fazer a inscrição

GUILHERME
GUILHERME
1 ano atrás

EU TANBEM NAO

Maria francisca silva
Maria francisca silva
1 ano atrás

Ja saiu os conteúdos da prova do encceja e o tema da redação