fechar

Saiba quais serão os próximos passos para quem fez a prova do Encceja 2019

As provas do Encceja 2019, foram aplicadas no dia 25 de agosto em diversas cidades do país, mas muitos candidatos ainda estão confusos em relação aos próximos passos após fazer o exame. O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos possibilita que jovens e adultos, que já passaram da idade considerada adequada, consigam obter o Certificado de conclusão dos Ensinos Fundamental e Médio.

Liberação do Gabarito Oficial do Encceja 2019

A liberação do Gabarito Oficial do Encceja foi feita no dia 06 de setembro de 2019. Para acessar basta entrar na Página do Portal do Inep. O Gabarito está dividido da seguinte forma:

2019 – Regular – Ensino Fundamental

  • Nacional – Ensino Fundamental – Regular – Ciências Naturais
  • Nacional – Ensino Fundamental – Regular – Matemática
  • Nacional – Ensino Fundamental – Regular – Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física
  • Nacional – Ensino Fundamental – Regular – História e Geografia

2019 – Regular – Ensino Médio

  • Nacional – Ensino Médio- Regular – Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Nacional – Ensino Médio- Regular – Matemática e suas Tecnologias
  • Nacional – Ensino Médio- Regular – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Nacional – Ensino Médio- Regular – Ciências Humanas e suas Tecnologias

Apesar do Gabarito proporcionar o número de acertos dos candidatos, não é possível saber a nota, pois cada questão tem um peso diferente da outra. Mas é possível ter uma noção dos acertos e erros nas provas.

Liberação do Resultado Oficial do Encceja 2019

A nota de cada candidato será conhecida após a liberação dos Resultados Individuais do Encceja, e isso deverá ocorrer no mês de dezembro. O Inep, que é o órgão responsável pelo Exame, ainda não confirmou a data dessa divulgação, mas baseado em edições anteriores, deverá acontecer no final do ano.


O que deve fazer o candidato que obteve a nota mínima em TODAS as matérias do Encceja 2019?

O candidato que conseguir a nota mínima em TODAS as provas do Encceja e na Redação, poderá solicitar o Certificado de Conclusão na Secretaria Estadual de Educação ou Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, cuja indicação foi dada pelo candidato no ato da inscrição no Encceja.

O que deve fazer o candidato que obteve a nota mínima em PARTE das matérias do Encceja 2019?

O candidato que conseguir a nota mínima em PARTE das provas do Encceja, poderá solicitar a Declaração de Proficiência do Encceja na Secretaria Estadual de Educação ou Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, cuja indicação foi dada pelo candidato no ato da inscrição no Encceja. Essa declaração é correspondente às matérias onde a nota foi atingida, desta forma, na próxima edição do Encceja, o candidato só precisará fazer as provas das matérias faltantes.



Tags : Cartão de ConfirmaçãoEnccejaProvas Encceja
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

Deixe seu Comentário

avatar