fechar

Veja aqui quem pode se inscrever no Encceja 2020

Existe um número considerável de pessoas que não conseguiram finalizar seus estudos dentro da idade considerada adequada, e para que essa conquista seja finalmente atingida, o caminho mais prático é o Encceja. O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos permite que o candidato obtenha a sua certificação através da realização de provas pré-agendadas que são realizadas uma vez por ano. Veja aqui quem pode se inscrever no Encceja 2020.

A primeira dúvida que surge sobre o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é quem pode participar do exame e quais são os critérios para a inscrição. Veja abaixo como funciona e quem pode participar do Encceja 2020:

Idade Mínima para se inscrever no Encceja 2020

Para participar do Encceja 2020, o candidato deve estar dentro de alguns critério e o principal deles é quanto a idade e o nível que deseja obter o Certificado.

  • Ensino Fundamental – É necessário ter no mínimo 15 anos completos na data de realização do exame
  • Ensino Médio – É necessário ter no mínimo 18 anos completos na data de realização do exame

Obs.: Não dá para pular etapas e eliminar as matérias através do Encceja, somente para aqueles que estão atrasados na sua formação acadêmica.


Inscrição para o Encceja é Gratuita e voluntária

A inscrição para o Encceja é feita de forma gratuita e voluntária através do site do programa. A inscrição é feita exclusivamente pela internet.

Documentos para se inscrever no Encceja 2020

Para se inscrever no Encceja 2020, o candidato deve ter em nãos o CPF e a data de nascimento para dar início ao processo.

Passo a passo para a inscrição no Encceja 2020

Após a inclusão do CPF e a data de nascimento, o candidato deverá informar alguns dados como: dados pessoais e endereço; qual a pretensão de conclusão de ensino; local onde fará a prova; informar a Secretaria Estadual de Educação ou o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia onde irá solicitar o Certificado; preencher o questionário socioeconômico; endereço de e-mail válido; e cadastrar a senha para os futuros acessos à Página do Participante do Encceja 2020.

Formação das provas do Encceja 2020

As provas do Encceja possuem 30 questões cada uma, sendo no total de 04 áreas de conhecimentos. Todas as questões são de múltipla escolha, e o candidato deve elaborar uma redação com no mínima de 7 e máximo de 30 linhas, com um tema indicado na prova.

Matérias especifica para estudar para o Encceja 2020

Para o ensino fundamental:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Ciências Naturais.

Para o ensino médio:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Como estudar para as provas do Encceja 2020?

O candidato deve organizar sua metodologia de estudos com antecedência, assim terá tempo e tranquilidade para se preparar para as provas, que devem ocorrer somente no segundo semestre de 2020. Quem quiser ter acesso ao material de estudo, o Inep disponibiliza gratuitamente, além de ter possibilidade de visualizar e estudar com provas de edições anteriores, com o intuito de se familiarizar com o exame.



Tags : Certificado de ConclusãoEnccejaInscrições Encceja
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

guest
1 Comentário
mais novo
mais velho mais votados
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários
Jainny Pereira
Jainny Pereira
7 meses atrás

Pra mim terminar os estudos tem q fazer a redação.a redação é obrigatório fazer