Certificado dos aprovados já pode ser solicitado

Os aprovados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 já podem solicitar a emissão do certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio. O procedimento é feito pelas Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Encontre bolsas de estudo com até 80% de desconto

Segundo o Ministério da Educação (MEC), possuem o direito ao diploma os candidatos que alcançaram pelo menos 100 pontos em cada área do conhecimento, além de terem conseguido nota igual ou acima de cinco na redação.

Como fazer a solicitação do certificado do Encceja?

No Brasil, 396 instituições são cadastradas para emitir o certificado. É possível conferir o nome de cada uma no edital do exame.

O participante aprovado precisa ir a instituição federal ou a secretaria estadual selecionada durante a inscrição, portando documento de identificação com foto e o número de inscrição do Encceja.

O que é o Encceja?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova desenvolvida pelo Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio de Teixeira (Inep). O objetivo do Encceja é certificar jovens e adultos que não conseguiram o diploma do ensino básico na idade adequada.

O exame é totalmente gratuito e acontece uma vez por ano e é necessário se inscrever num período determinado pelo edital.

Peguei meu diploma. O que posso fazer agora?

O certificado do Encceja tem a mesma validade do diploma emitido pelas escolas de ensino regular e o emitido por meio do Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Isso significa que o estudante pode ingressar no ensino superior pelos vestibulares ou pelos diversos processos seletivos que o governo organiza, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Além disso, o certificado do Encceja pode ser apresentado em concursos públicos ou outros processos seletivos que exigem ensino médio completo.

Opção para entrar na faculdade

Se você conquistou o diploma do Encceja e agora quer dar mais um passo ingressando no ensino superior, saiba sobre a Quero Bolsa.

A Quero Bolsa oferece bolsas de estudo para graduação e outros níveis de ensino, com até 80% de desconto e em mais de 1.000 instituições parceiras.

Conheça algumas universidades que ofertam bolsas na Quero Bolsa:

Na Quero Bolsa você garante o desconto ao longo de todo o curso e uma das vantagens é que não há necessidade de comprovar renda.

Bolsas de Estudo de até 75% – 100.000 Cursos

O Quero Bolsa tem Bolsas de Estudo com desconto de até 75% em mais de 1100 faculdades em todo o Brasil. Graduação, pós-graduação e técnico.

Quero Bolsa: Bolsas de Estudo de até 75% - 100.000 Cursos

Postagem Original
Autor: Redação Revista Quero

Deixe seu Comentário