Saiba como concluir o Ensino Fundamental com o Encceja 2022

A conclusão dos estudos é o desejo de muita gente que não teve oportunidade de finalizar na idade adequada, e para isso existe uma opção acessível, o Encceja, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, que permite em um único dia fazer as provas para avaliar e certificar o ensino fundamental e médio. Saiba como concluir o Ensino Fundamental com o Encceja 2022.

Quem está com idade entre 15 e 17 anos, e deseja obter o certificado do ensino fundamental pode se inscrever no Encceja e fazer as provas das quatro áreas de conhecimento:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Ciências Naturais.

As provas são aplicadas em um único dia, sendo no período da manhã as duas primeiras e no período da tarde as duas últimas.

Como é feita a avaliação do Encceja para o ensino fundamental?

O candidato deve atingir a nota mínima de 100 pontos em cada uma das provas e nota 5,0 na redação. A prova contém 30 questões, valendo 4 pontos cada. É necessário acertar 10 questões de cada matéria, ou seja 1/3 da prova. Na redação, o candidato deve desenvolver um texto com o tema solicitado.

Não precisa ter frequentado escola para fazer o Encceja

Mesmo aqueles que não frequentaram a escola, podem fazer o Encceja, basta ter o conhecimento exigido para alcançar a resolução das provas e obter a nota mínima. Serão avaliadas as competências, habilidades e saberes dos candidatos.

A emissão do certificado do Encceja é feita pelas Secretarias Estaduais de Educação ou Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia que devem ser mencionados no momento da inscrição.

Processo gratuito e realizado anualmente

Para se inscrever no Encceja, o candidato deve ter em mão o CPF e a data de nascimento. Será necessário também o preenchimento de um formulário socioeconômico, além das informações pessoais como nome, endereço, telefone ou e-mail. A inscrição é gratuita e feita exclusivamente pela internet, através da página do Inep. As inscrições têm previsão de ocorrer entre abril ou maio, mas ainda será confirmada pelo Inep.

Locais de provas do Encceja 2022

As provas são aplicadas em todo país, e na edição de 2019 foram 611 municípios onde teve a aplicação do exame, O candidato irá mencionar o município de realização da prova no momento da inscrição no Encceja. As provas são realizadas em um único dia, no período da manhã e no período da tarde, tanto para quem deseja obter a certificação do ensino fundamental, quanto para o ensino médio. Vale ressaltar que, o candidato que tiver mais de 18 anos, mesmo que não tenha concluído o ensino fundamental, pode fazer direto para obter a certificação do ensino médio.

Deixe seu Comentário