Certificado Encceja

Conclua os Estudos em Apenas um Dia de Provas

Você pode concluir seus estudos em apenas um dia de provas

Mais de 69 milhões de pessoas não concluíram o ensino Fundamental ou Médio no país e estão aptos a participarem do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, Encceja, e obter o Certificado de Conclusão. Segundo informações divulgadas pelo Pnad em 2019, dos mais de 69 milhões de pessoas em todo país que ainda não conseguiram finalizar os estudos básicos, a maioria tem mais de 25 anos, o equivalente a 51% desta população.

Com a pandemia do Novo Coronavírus que assola o mundo desde 2020, este número tende a aumentar, devido as desistências e abandonos das salas de aula por parte dos alunos, principalmente daqueles pertencentes as classes mais baixas que tiveram que optar entre trabalhar ou estudar.

Mas, você sabia que pode obter o Certificado de Conclusão dos ensinos Fundamental e Médio em apenas um dia de provas? Pois é, o Encceja possibilita que pessoas que já passaram da idade considerada adequada para finalizar os estudos a participarem do exame e obter o seu diploma. E para isso, não é necessário que o participante do Encceja tenha frequentado a escola.

 

Veja como é fácil participar do Encceja

O Encceja, assim como o Enem, é realizado uma vez por ano, em um único dia, com a aplicação de 04 provas que avaliarão o conhecimento básico do candidato como ciências naturais, matemática, língua portuguesa, física,

história, geografia e também com a realização de uma redação. Cada prova possui 30 questões de múltipla escolha, indo de A a D. Apesar de muitos acharem que o exame do Encceja é difícil, as provas são mais simples do que se imagina.

Fazer a inscrição para o Encceja

As inscrições são abertas através de edital lançado geralmente no mês de abril de cada ano. Para se inscrever, o candidato deve acessar a Página do Participante do Encceja, inserir o CPF e cadastrar uma senha de acesso.

  • Se inscrevendo para o Encceja - Para quem está fazendo a primeira inscrição, a participação será totalmente gratuita, mas quem fez a inscrição em edição anterior e não compareceu no dia, deverá justificar a ausência para manter a gratuidade;
  • Escolha do Nível de Certificação – Ao se inscrever, o candidato deve escolher o nível de certificação: Fundamental ou Médio;
  • Escolha da unidade Certificadora – O participante também deve escolher a unidade certificadora para emitir o diploma depois da prova.

Como estudar para o Encceja

O participante do Encceja poderá obter o material de estudos totalmente gratuito através do site do programa na Página do GOV.BR. Além do material, o participante poderá acessar as provas de edições anteriores para se familiarizar com o exame. O Encceja é elaborado e aplicado pelo Inep, autarquia que pertence ao Ministério da Educação.

O Encceja não é um vestibular

Vale lembrar que, o Encceja, não é como no vestibular, em que as

pessoas disputam vagas através das maiores notas. O participante do Encceja só precisa alcançar a nota mínima exigida para obter o diploma de conclusão. No Encceja a nota mínima é de 100 em uma escala de 60 a 180. Na redação, é preciso ter nota igual ou acima de 5.

Realização das provas do Encceja

As 04 provas, contendo 30 questões cada uma e mais a redação, são aplicadas em um único dia. As provas são divididas em dois turnos: Manhã (das 9h às 13h) e a tarde (das 15h30 às 20h30). O candidato que atingir a nota mínima em parte das provas poderá participar na próxima edição realizando apenas as provas que não conseguiu atingir a mínima.

Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

Deixe um comentário
Compartilhar
Publicado por

Posts Recentes

Provas do Encceja 2020 serão aplicadas neste domingo

Faltam 04 dias para a aplicação das provas do Encceja 2020 (Exame Nacional para Certificação… Leia mais

4 semanas atrás

Faltam 11 dias para a Prova do Encceja 2020

As provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020… Leia mais

1 mês atrás

Encceja 2020: Acessar Cartão de Confirmação

O Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, divulgou nesta segunda-feira, 10,… Leia mais

1 mês atrás

Materiais de Estudo do Ensino Fundamental para o Encceja 2022

Para que o seu esforço na hora de estudar tenha um melhor resultado, o material… Leia mais

1 mês atrás

Materiais de Estudo do Ensino Médio para o Encceja 2022

Para quem vai prestar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos,… Leia mais

1 mês atrás

Menos de 20 dias para o Encceja 2020

O dia 29 de agosto está quase aí, e para quem se inscreveu para o… Leia mais

1 mês atrás