Tire seu Diploma de Segundo Grau com o Encceja 2022 em apenas um dia

Durante esse período de Pandemia causado pelo Coronavírus, muitas pessoas estão em isolamento social e grande parte do país está em quarentena, ou seja, não estão podendo frequentar escolas ou cursinhos. Mas quem deseja tirar o Diploma de Segundo Grau estudando em casa pode se inscrever para o Encceja 2022.

O Encceja, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, é um programa mantido pelo Ministério da Educação, onde permite que pessoas que estão em idade acima da considerada adequada possam terminar os estudos e obter o seu Certificado/Diploma de Segundo Grau.

Tire suas dúvidas sobre as inscrições para o Encceja 2022

Como é feita a inscrição para o Encceja 2022

A inscrição para o Encceja é feita exclusivamente pela internet na Página do Participante, no link (enccejanacional.inep.gov.br). Para se inscrever, o candidato deve informar o CPF e a data de nascimento, além de completar o formulário de inscrição com os dados pessoais e socioeconômico.

Quando começam as inscrições para o Encceja 2022

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, órgão responsável pela aplicação do Encceja, ainda não divulgou a data de inscrição, mas levando em consideração as datas de anos anteriores, a previsão é que o edital seja divulgado ainda neste mês de maio com o cronograma geral.

Como é composta a prova do Encceja 2022?

O exame do Encceja é composto por 04 provas para o Ensino Fundamental e 04 para o Ensino Médio, mais uma redação, aplicadas em um só dia, no período da manhã e no período da tarde. Quem atingir a nota mínima em todas as provas que é de 100 pontos e 5,0 na redação consegue obter o diploma de ensino.

As matérias exigidas nas provas são:

Para o Ensino Fundamental:

Apostila ENCCEJA 2022 - ENSINO FUNDAMENTAL

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Ciências Naturais

Para o ensino médio:

Apostila ENCCEJA 2020 – Material completo para o ENSINO MÉDIO

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Quem pode se inscrever no Encceja 2022?

O Encceja 2022 é destinado a jovens e adultos que não concluíram os estudos do ensino fundamental ou médio na idade considerada apropriada, portanto para participar da prova e obter o certificado é necessário cumprir os requisitos a seguir:

  • Para emitir o certificado do ensino fundamental: Ter no mínimo 15 anos completos até a data da prova;
  • Para emitir o certificado do ensino médio: Ter no mínimo 18 anos completos até a data da prova;
  • Em ambos os casos: Não obter certificado de conclusão para fundamental e médio;7

Caso você cumpra com esses requisitos, poderá realizar a prova a fim de conquistar o tão sonhado diploma e encarar desafios em sua carreira acadêmica e profissional.

Deixe seu Comentário