Saiba o passo a passo para fazer a inscrição para o Encceja 2022

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma alternativa disponibilizada pelo Governo Federal à jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada, mas desejam conquistar o diploma do ensino médio ou do ensino fundamental.

A prova do Encceja é totalmente gratuita e está disponível a todos os alunos que se enquadrem na faixa etária requerida pelo exame. Portanto, não é preciso se preocupar em pagar taxas ou dar entrada em pedidos de isenção de pagamento.

Como se inscrever no Encceja 2022

Como se inscrever no Encceja 2022

O passo a passo da inscrição do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é simples, basta acessar o site da Página do Participante do Encceja 2022, digitar o CPF e data de nascimento, escolher a imagem correspondente e cadastrar uma senha para acessos futuros.

Para acessar a Página do Participante Encceja clique em “Clique aqui em Inscrição Encceja 2022, acessando gov.br”;

No site integrado do Governo Federal adicione seu CPF e clique em “Avançar” e depois digite a senha.

Acessar a Página do Participante Encceja

Passo a passo Página do Participante Encceja:

  • Comece acessando o site Encceja Inep;
  • Agora toque na opção “Clique aqui em Inscrição Encceja 2022, acessando gov.br”;
  • No site integrado do Governo Federal adicione seu CPF e clique em “Avançar” e depois digite a senha;
  • Caso você ainda não tenha acessado o Gov.br, clique em “Crie sua conta gov.br”;
  • Você será levado ao site de cadastro e deve seguir os passos pedidos;
  • Pronto, agora você será direcionado para a Página do Participante do Encceja.

Clique aqui para acessar a Página do Participante Encceja

Quem pode participar do Encceja 2022

Qualquer pessoa que está em idade acima do apropriado para finalizar os estudos poderá se inscrever para o exame desse ano. São eles:

  • Para emitir o certificado do ensino fundamental: Ter no mínimo 15 anos completos até a data da prova;
  • Para emitir o certificado do ensino médio: Ter no mínimo 18 anos completos até a data da prova;
  • Em ambos os casos: Não obter certificado de conclusão para fundamental e médio;7

Caso você cumpra com esses requisitos, poderá realizar a prova a fim de conquistar o tão sonhado diploma e encarar desafios em sua carreira acadêmica e profissional.

Período de inscrição do Encceja 2022

Devido ao atraso no calendário em decorrência da pandemia da covid-19, o Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – ainda não divulgou a data oficial das inscrições para o Encceja 2022. A previsão é que o período esteja aberto entre os dias 20 e 31 de maio de 2022.

Para não perder nenhuma mudança no calendário, e se informar com exatidão o participante deve ficar de olho na página no portal do Encceja. Lá poderá acessar todas as informações e consultar o Edital do exame assim que forem publicados.

Como saber o local onde fará a prova do Encceja 2022

Os locais onde cada participante fará a sua prova ainda só será divulgado através do Cartão de Confirmação do Encceja, cuja disponibilidade será na Página do Participante uma semana antes do exame. Para acessar a Página do Participante, o candidato deve utilizar o CPF e a senha cadastrada no portal GOV.BR.

Como recuperar a senha do Encceja 2022

Caso o candidato esqueça a senha de acesso à Página do Participante do Encceja, poderá recuperar através do mesmo sistema, acessando a Página do Participante, fornecendo o CPF, clicar em “Esqueci minha senha”.

O processo é simples, basta seguir o passo a passo a seguir:

  • Acesse o sistema pelo endereço: gov.br
  • Informe seu CPF e clique na opção “Próxima”
  • Em seguida selecione a opção “Esqueci minha senha” e siga as instruções

Para acessar a Página do Participante e saber o local de prova, basta acessar o link e clicar em “Clique aqui para acompanhar sua inscrição”.

IMPORTANTE:

O Inep elabora, aplica e corrige as provas do Encceja, mas não emite certificado de conclusão ou declaração parcial de proficiência. Essa tarefa é das secretarias estaduais de educação e dos institutos federais de educação parceiros do Inep. Durante a inscrição você precisa escolher em qual Instituição Certificadora será mais fácil solicitar o certificado ou a declaração após a liberação dos resultados

Deixe seu Comentário