Como consultar e acessar seus dados na Página do Participante Encceja 2022

Você já sabe como acessar a Página do Participante Encceja? Esse é um detalhe importante para quem vai participar do exame que poderá dar certificado de ensino fundamental ou médio para quem tirar as notas necessárias.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é um dos principais testes de certificação para quem quer terminar os estudos e garantir melhores oportunidades dentro do mercado de trabalho. Sabendo disso, selecionamos as principais informações para quem precisa acessar a Página do Participante Encceja.

É importante ficar atento aos detalhes para saber como conferir todos os seus dados. Na página inicial do sistema de inscrição do Encceja, na opção “Página do Participante Encceja”, você pode consultar a situação de sua inscrição, verificar o seu local de provas, alterar dados cadastrados e o município de prova.

Acessar Página do Participante Encceja

A senha de acesso a Página do Participante Encceja é muito importante. Não informe a ninguém e, caso tenha perdido ou esquecido, clique em Esqueci minha senha.

Para acessar a Página do Participante Encceja clique em “Clique aqui para acompanhar sua inscrição, acessando gov.br”;

No site integrado do Governo Federal adicione seu CPF e clique em “Avançar” e depois digite a senha.

Acessar a Página do Participante Encceja

Passo a passo Página do Participante Encceja:

  • Comece acessando o site Encceja Inep;
  • Agora toque na opção “Clique aqui para acompanhar sua inscrição, acessando gov.br”;
  • No site integrado do Governo Federal adicione seu CPF e clique em “Avançar” e depois digite a senha;
  • Caso você ainda não tenha acessado o Gov.br, clique em “Crie sua conta gov.br”;
  • Você será levado ao site de cadastro e deve seguir os passos pedidos;
  • Pronto, agora você será direcionado para a Página do Participante do Encceja.

Clique aqui para acessar a Página do Participante Encceja

Como será a prova do Encceja?

A pergunta que dá início a essa jornada é sobre como é a estrutura da prova do Encceja. Pois bem, a prova é composta por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação. Isso vale para o ensino fundamental e médio.

O que vai cair na prova do Encceja?

As questões das provas do Encceja são separadas por área de conhecimentos, sendo os respectivos componentes curriculares: Ensino Fundamental – Ciências, Matemática, Língua Portuguesa com redação, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física, História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Ensino MédioQuímica, Física e Biologia, Matemática, Língua Portuguesa com redação, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física, História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

Onde serão aplicadas as provas do Encceja

As provas do Encceja serão aplicadas em todos os estados e Distrito Federal em agosto. São 611 municípios cadastrados para realizarem o exame. Para verificar a lista das cidades onde serão aplicadas as provas CLIQUE AQUI.

Como solicitar o Certificado do Encceja?

Com o resultado do exame em mãos, o estudante deve entrar em contato com a unidade da Secretaria Estadual de Educação indicada no momento da inscrição. Esse processo serve tanto para a certificação de Ensino Fundamental quanto para a de Ensino Médio.

Quais os documentos necessários para fazer a solicitação do Certificado do Encceja?

Para solicitar a Certificação do Encceja, o participante deve comparecer munido de seus documentos originais, além de:

  • Cópia do documento de identidade do participante ;
  • Cópia do CPF do participante;
  • Boletim Individual de Desempenho referente ao ENCCEJA, a partir da edição 2017.

IMPORTANTE: Os resultados do Encceja são liberados somente na Página do Participante. Caso não esteja conseguindo entrar, troque a senha, mas NUNCA, NUNCA, forneça seus dados pessoas, como CPF, RG, e-mail, endereço, etc, em sites ou redes sociais, a fim de obter ajudar para isso. Dúvidas ligue 0800 61 61 61, canal direto com o MEC.

Deixe seu Comentário