Como recuperar a senha do GOV.BR e ter acesso aos programas do Governo Federal

O Portal de Acesso Único do Governo Federal (GOV.BR) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de facilitar o acesso aos sistemas eletrônicos que oferecem oportunidades de acesso ao ensino superior, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Todos os programas educacionais do Governo Federal são acessados através do Acesso Único e todo candidato deve criar uma senha de acesso.

Apostila para estudos Ensino Médio

Para criar o acesso no GOV.BR, basta baixar o aplicativo ou acessar a página pela internet e clicar em “Entrar com gov.br”. Na tela inicial, digite seu CPF e clique em “Continuar”. Caso você ainda não tenha uma conta gov.br, será direcionado para criar uma. Se já possui uma conta, será necessário recuperar a senha.

Apostila para estudos Ensino Fundamental

Existem quatro opções para recuperar a senha no GOV.BR: Reconhecimento Facial, Bancos Credenciados ou Internet Banking, E-mail e Celular. Na recuperação mais comum via E-mail, siga os seguintes passos:

Para recuperar a senha do GOV.BR, siga estes passos:

Existem 4 opções para recuperar sua senha: Reconhecimento Facial, Bancos Credenciados ou Internet Banking, E-mail e Celular. Na recuperação mais comum via E-mail:

  • Acesse a página de login do GOV.BR ( https://sso.acesso.gov.br/ ).
  • Digite seu CPF e clique em “Continuar
  • Clique em “Esqueci minha senha“.
  • Insira o CPF ou e-mail cadastrado no GOV.BR e resolva o desafio apresentado.
  • Clique em “Enviar”.
  • Verifique o seu e-mail ou celular cadastrado no GOV.BR e siga as instruções fornecidas para redefinir a senha.

Se você não se lembra do CPF ou e-mail cadastrado, clique em “Não lembro meu e-mail ou CPF” e siga as instruções aprendidas. Se precisar de mais ajuda, entre em contato com a Central de Atendimento do GOV.BR pelo telefone 0800 200 4202.