Tire suas dúvidas de como será emitido o Certificado do Encceja para quem está no Exterior

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos residentes no exterior, programa que possibilita a certificação dos Ensinos Fundamental e Médio para quem não teve oportunidade de finalizar os estudos em idade considerada adequada. Mas, e o Certificado, como será emitido fora do país? Tire suas dúvidas de como será emitido o Certificado do Encceja para quem está no Exterior.

Os responsáveis pela emissão do Certificado ou da Declaração de Proficiência nas provas do Encceja Exterior serão: o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília e o Colégio Pedro II, do Rio de Janeiro, que firmaram acordo com o Inep,  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, órgão responsável pelo exame, para emissão desses Certificados.

Para isso, o Ministério dos Exteriores deverá enviar às Embaixadas e Consulados Brasileiros em cada país. Além disso, deverá comunicar aos participantes sobre a disponibilidade de retirada do documento.

Cidades onde foi aplicado o Encceja Exterior 2022

Bruxelas (Bélgica); Barcelona e Madri (Espanha); Boston, Houston, Nova Iorque e Miami (Estados Unidos); Paris (França); Caiena (Guiana Francesa); Amsterdã (Holanda); Roma (Itália); Nagoia, Hamamatsu e Tóquio (Japão); Lisboa (Portugal); Londres (Reino Unido), Genebra (Suíça) e Paramaribo (Suriname).

Encceja Exterior para o Regime PPL

Os brasileiros que se encontram privados de liberdade no exterior também poderão fazer as provas do Encceja.

Divulgação dos Resultados do Encceja Exterior

Assim como no Encceja Nacional, ainda não foi divulgada a data efetiva da liberação dos Resultados Individuais do Encceja Exterior. Mas, baseado em edições anteriores, isso deverá ocorrer entre novembro e dezembro.

Para acessar os Resultados Individuais do Encceja Exterior, o candidato deve entrar na Página do Participante, com o CPF e a senha cadastrada na inscrição. Já o Gabarito será disponibilizado na Página do Inep em 10 dias úteis após a realização das provas.

Nota mínima para obter o Certificado do Encceja Exterior 2022

Os candidatos devem atingir uma nota mínima nas provas do Encceja e na redação para conseguir o Certificado de Conclusão ou Declaração de Proficiência. Nas áreas de conhecimento é preciso atingir no mínimo 100 pontos em cada uma, e na redação a nota mínima é de 5,0. O participante não pode zerar (0) na redação.