fechar

Consiga o Diploma do Ensino Médio com o Encceja

Conseguir terminar os estudos é uma realidade que muitos brasileiros ainda não alcançaram, mas você sabia que existe uma possibilidade rápida para essa conquista? Pois é, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja, é um programa mantido pelo Governo Federal, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep, onde os interessados em concluir seus estudos podem realizar a prova de certificação. Mas atenção, é preciso se dedicar aos estudos para conseguir passar no exame e conseguir o diploma do segundo grau. Consiga o Diploma do Ensino Médio com o Encceja.

Entenda como participar do Encceja

Para participar do Encceja e conseguir a diplomação do segundo grau, é preciso ter a idade mínima de 18 anos na data de realização das provas, podendo serem feitas todas as provas em um único dia, para o ensino Fundamental e Médio. O Encceja é um exame realizado uma vez por ano, onde os candidatos se inscrevem e fazem as provas correspondente a cada nível de certificação. São elas:

Para o ensino fundamental:

Apostila ENCCEJA 2020 - ENSINO FUNDAMENTAL

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Ciências Naturais.

Para o ensino médio:

Apostila ENCCEJA 2020 – Material completo para o ENSINO MÉDIO

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

São 04 provas com 30 questões cada uma. As questões são de múltipla escolha e o candidato deve acertar no mínimo dez questões de cada uma para conseguir alcançar a nota exigida para a certificação, ou seja, para estar apto a conseguir o diploma do Encceja.

Além das questões de múltipla escolha, o candidato deverá elaborar uma redação, cujo tema será disponibilizado no momento da prova, sendo um texto do tipo dissertativo-argumentativo. O tema terá a ordem social, científica, cultural ou política. Na redação a nota é de zero a dez, e a mínima exigida para passar é de 5,0.


IMPORTANTE: Quem tiver entre 15 e 17 anos pode fazer a prova do Encceja para certificação do Ensino Fundamental, ou seja, quem não terminou o primeiro grau e tem essa idade, pode fazer o exame e conseguir a diplomação inicial.



Tags : Certificado de ConclusãoCertificado EnccejaEnccejaProvas Encceja
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

0 0 voto
Avaliação
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários