Segundo o presidente do Inpe, Encceja 2020 será adiado para abril de 2021

Após muita expectativa dos candidatos que estão aguardando a data para a inscrição do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o presidente do Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Alexandre Lopes, confirmou em entrevista concedida no webinário do Portal de Educação e-docente, que o Encceja será adiado para abril de 2021. Ainda sem data definida, a realização do exame que certifica jovens e adultos, não ocorrerá mais em 2020, sendo transferido para o ano que vem, devido a pandemia do Coronavírus.

Segundo Alexandre Lopes, devido ao grande número de pessoas que participam desse evento, o Inpe decidiu não realizar mais em dezembro, e sim em abril de 2021. “No ano passado aplicamos a prova [Encceja] para 3 milhões de pessoas, então por uma questão de controle de saúde […] o que vamos fazer esse ano serão provas menores, as maiores estão sendo colocadas para o ano seguinte. […] janeiro e fevereiro estamos tomados pela aplicação do Enem e não podemos fazer o Encceja junto”, afirmou Lopes.

A possibilidade de ser realizado em janeiro foi descartada por Lopes: “A gente vai aplicar o Encceja em abril de 2021, já que em janeiro e fevereiro nós estamos tomados pela aplicação do Enem. […]. Por isso, nós vamos aplicar o Encceja em abril do ano que vem“, confirmou. Veja o vídeo na íntegra:

Critérios para participar do Encceja 2021

O Encceja cerifica jovens e adultos nos ensinos fundamental e médio e que já passaram da idade considerada adequada. O exame é realizado anualmente, e desde 2017 foi desmembrado do Enem, tendo uma avaliação específica para quem deseja o diploma de 1º ou 2º grau.

Para participar do Encceja, é necessário cumprir dois requisitos básicos:

  • Cerificado do Ensino Fundamental – Ter 15 anos completos na data da realização do exame;
  • Cerificado do Ensino Médio – Ter 18 anos completos na data de realização do exame.

Quem tem mais de 18 anos poderá fazer a prova direto para a certificação do Ensino Médio, caso deseje. Outra informação relevante sobe o exame, é que não precisa ter frequentado a escola para participar do Encceja 2021. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, através do site oficial do Inep, na Página do Participante do Encceja. E sobre a data para se inscrever, antes do início das inscrições o Inep libera o edital com todas as informações pertinentes ao exame.

Deixe seu Comentário