fechar

Devido a pandemia, Encceja 2020 poderá ser adiado

O Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, já estuda a possibilidade de adiamento de alguns eventos ligados ao Ministério da Educação devido a pandemia do coronavírus, entre eles o Enem e o Encceja, com datas previstas de realização, até então, para o segundo semestre de 2020. Segundo informações divulgadas pelo Jornal O Globo, a possibilidade de adiamento em 20 dias ou até mesmo serem realizados em 2021 está sendo cogitada pelo órgão.

O Inep ainda não se manifestou sobre o adiamento, e a decisão vai depender também do Ministro da Educação Abraham Weintraub. Mas a possibilidade existe, uma vez que, as escolas estão com as aulas suspensas e os alunos que ainda estão finalizando o ensino médio poderiam ficar sem as matérias finais exigidas no Enem.

Provas do Encceja anteriores ocorreram em agosto

Baseado em edições anteriores do Encceja, que ocorreram no mês de agosto, os candidatos teriam que realizar as inscrições em meados de abril ou maio, mas o problema maior seria o dia das provas, pois a realização ainda é feita em local onde teria aglomeração de pessoas, o que é recomendado pela OMS que seja evitado para evita a propagação da  COVID-19.

Enem 2020 estava previsto para outubro e novembro

O Exame Nacional do Ensino Médio já tinha data divulgada para a realização, sendo nos dias 11 e 18 de outubro o Enem Digital, e nos dias 01 e 08 de novembro o Enem tradicional. O adiamento das aplicações poderá ser de 20 dias ou até mesmo ser realizado somente em 2021.


O Encceja possibilita que pessoas que não conseguiram finalizar seus estudos em idade considerada adequada a obterem seu certificado de conclusão dos ensinos fundamental e médio. Já o Enem, tornou-se o maior vestibular do país, possibilitando o acesso ao ensino superior em universidades públicas e particulares.



Tags : EnccejaInscrições EnccejaProvas Encceja
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários