Inscrições Encceja 2020

Quando Começam as Inscrições do Encceja 2020

Veja quando começam as inscrições do Encceja 2020

A prova do Encceja Nacional 2019 já passou, mas um número muito grande de pessoas não compareceu no dia do Exame para fazer a prova, e agora resta a próxima edição para tentar obter a Certificação dos Ensinos Fundamental e Médio. Veja quando começam as inscrições do Encceja 2020.

A prova do Encceja é aplicada uma única vez no ano, em meados de agosto a setembro, sendo distribuídas em 611 municípios de todo o país, além do Distrito Federal. O Encceja, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, foi criado pelo Governo Federal, a fim de proporcionar a adultos e jovens que já passaram da idade considerada ideal, a oportunidade de finalizar os seus estudos.

Mesmo tendo um número muito alto de ausências, neste ano de 2019 foram 1.185.945 presentes no dia do exame, um recorde em número de participantes em uma edição, mas ainda muito longe dos 2.973.375 inscritos. Ou seja, apenas 39,9% compareceram no dia da prova, em 25 de agosto. Para que isso não ocorra também na próxima edição, os candidatos devem ficar atentos às informações sobre o Encceja, e para começar vamos lembrar sobre a inscrição.

Quando começam as inscrições para o Encceja 2020?

O cronograma com as datas do Encceja 2020 ainda não está definido pelo MEC, mas baseado em edições anteriores, as inscrições devem ocorrer no mês de maio, ficando abertas aproximadamente por uma semana.

Fiz a inscrição em 2019, mas não fui. Posso fazer em 2020?

Sim. O candidato que fez a inscrição em 2019, mas não foi no dia da prova, poderá fazer a inscrição e fazer a prova do Encceja em 2020.

Será cobrada uma taxa se eu fizer uma nova inscrição no Encceja 2020?

Para quem fez a inscrição em 2019 e não foi no dia da prova, essa informação consta no Edital do Encceja, mas não dar para confirmar se será cobrada ou não, pois já consta lá e nunca foi cobrada. Porém, é importante que o candidato fique ciente que poderá pagar uma taxa de ressarcimento ao Inep pela inscrição e falta, caso não tenha uma justificativa para a ausência.

Fiz somente a prova do Encceja do período da manhã. Tenho que fazer tudo de novo?

Depende. O candidato que fez apenas parte das provas do Encceja, mas obteve a nota necessária para obter a Declaração de Proficiência, precisará fazer apenas as matérias restantes.

Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

Deixe um comentário
Compartilhar
Publicado por

Posts Recentes

Provas do Encceja serão em agosto

A edição do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos 2020 já… Leia mais

2 meses atrás

Encceja 2020 adiado novamente

Foi confirmado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira, o Inep,… Leia mais

4 meses atrás

Provas do Encceja Edição 2020

Como sabemos, a edição do Encceja 2020 foi adiada para 2021 devido a pandemia causada… Leia mais

4 meses atrás

Acelere seus estudos para o Encceja 2020

Com as provas marcadas para o dia 25 de abril de 2021 das 9h às… Leia mais

4 meses atrás

Provas do Encceja 2020 serão aplicadas em Abril

Após o adiamento da edição de 2020 para 2021, o Encceja terá suas provas aplicadas… Leia mais

4 meses atrás

Segunda será o último dia para as inscrições no Encceja 2020

Quem ainda não fez a inscrição para o Encceja deve se apressar, pois segunda, dia… Leia mais

6 meses atrás