fechar

Veja quando começam as inscrições do Encceja 2020

A prova do Encceja Nacional 2019 já passou, mas um número muito grande de pessoas não compareceu no dia do Exame para fazer a prova, e agora resta a próxima edição para tentar obter a Certificação dos Ensinos Fundamental e Médio. Veja quando começam as inscrições do Encceja 2020.

A prova do Encceja é aplicada uma única vez no ano, em meados de agosto a setembro, sendo distribuídas em 611 municípios de todo o país, além do Distrito Federal. O Encceja, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, foi criado pelo Governo Federal, a fim de proporcionar a adultos e jovens que já passaram da idade considerada ideal, a oportunidade de finalizar os seus estudos.

Mesmo tendo um número muito alto de ausências, neste ano de 2019 foram 1.185.945 presentes no dia do exame, um recorde em número de participantes em uma edição, mas ainda muito longe dos 2.973.375 inscritos. Ou seja, apenas 39,9% compareceram no dia da prova, em 25 de agosto. Para que isso não ocorra também na próxima edição, os candidatos devem ficar atentos às informações sobre o Encceja, e para começar vamos lembrar sobre a inscrição.

Veja quando começam as inscrições do Encceja 2020

Quando começam as inscrições para o Encceja 2020?

O cronograma com as datas do Encceja 2020 ainda não está definido pelo MEC, mas baseado em edições anteriores, as inscrições devem ocorrer no mês de maio, ficando abertas aproximadamente por uma semana.


Fiz a inscrição em 2019, mas não fui. Posso fazer em 2020?

Sim. O candidato que fez a inscrição em 2019, mas não foi no dia da prova, poderá fazer a inscrição e fazer a prova do Encceja em 2020.

Será cobrada uma taxa se eu fizer uma nova inscrição no Encceja 2020?

Para quem fez a inscrição em 2019 e não foi no dia da prova, essa informação consta no Edital do Encceja, mas não dar para confirmar se será cobrada ou não, pois já consta lá e nunca foi cobrada. Porém, é importante que o candidato fique ciente que poderá pagar uma taxa de ressarcimento ao Inep pela inscrição e falta, caso não tenha uma justificativa para a ausência.

Fiz somente a prova do Encceja do período da manhã. Tenho que fazer tudo de novo?

Depende. O candidato que fez apenas parte das provas do Encceja, mas obteve a nota necessária para obter a Declaração de Proficiência, precisará fazer apenas as matérias restantes.



Tags : EnccejaInscrições EnccejaProvas Encceja
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

0 0 voto
Avaliação
guest
30 Comentários
mais novo
mais velho mais votados
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários
Damaris cordeiro de Oliveira
Damaris cordeiro de Oliveira
1 mês atrás

Porque toda vez que vai fazer o cadastro no enceeja aparece 2019 e não 2020.

Raique
Raique
5 meses atrás

Quando as inscrições para o ecceja 2020 estará disponível??? Por favor me diz a data!

Tatiani Costa
Tatiani Costa
5 meses atrás

Gostaria de saber pq só algumas cidades que aplicam essa prova,?! Moro em uma cidade que não aplica a prova, e nas cidades vizinhas fica ruim pra mim ir pois é longe. E como vou cokocar um endereço de prova se eu nem conheço direito a cidade ou não tenho nenhum endereço conhecido na cidade vizinha q sera aplicado a prova

MARCIA FERREIRA DE SOUZA
MARCIA FERREIRA DE SOUZA
6 meses atrás

Olá,fiz o enceja 2019 tirei os 100 pontos em todas as matérias menos em matemática,tem como pegar o certificado das matérias que passei ? E fazer a prova do enceja 2020 só dá matéria que não passei

Jennifer
Jennifer
6 meses atrás

Parei no 3 ano do ensino médio gostaria de saber se eu posso fazer a prova é qual é o site de escriçoes

Nauan Samuel
Nauan Samuel
6 meses atrás
Responder a  Jennifer

Poderia sim! Eu parei no 2° ano do ensino médio, e conclui a prova nesse ano porém não tive bom resultado em uma matéria específica terei que fazer novamente apenas está matéria. Fica atenta as escriçáo provavelmente será no começo de maio, e a prova no dia 25 de agosto o resultado saí apenas no final do ano.
Site da escriçáo;
http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial

Thay
Thay
8 meses atrás

As inscrincoes do enceja sao feitas pelo site? Alguem me passa o site…. Tem algum telefone pra contato tbm que elas fazem se tiver alguem me passar no meu WhatsApp 61983335104

Nauan Samuel
Nauan Samuel
6 meses atrás
Responder a  Thay

Sim, a escriçáo é feita pela site, para isso você terá que se cadastrar e responder algumas perguntas pessoais. Não sei se eles teriam algum telefone específico qualquer dúvida vá em alguma escola mais próxima, e tire suas dúvidas em relação ao encceja acredito que eles possam lhe informar.
Site: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial

Mizete da silva costa
Mizete da silva costa
8 meses atrás

Eu ñ terminei o ensino fundametal posso fazer a prova e concluir os dois ao mesmo tempo ou tenho q me escrever novamente para concluir o ensino medio??

Nauan Samuel
Nauan Samuel
6 meses atrás

Poderia sim, após você fazer o cadastro no site eles perguntam quais você gostaria de concluir, pode selecionar as duas opções. Fica atenta ao dia que você deve se candidatar a prova, ficará em aberto apenas uma semana.

José A. Vitor
José A. Vitor
8 meses atrás

Bom dia,
Gostaria de saber , no meu caso eu já fiz as provas e foram eliminadas algumas matérias.
Agora quando eu for me inscrever novamente vai aparecer somente a matérias que não conclui?ou não?