fechar

Vai ter Encceja em 2020 devido ao Coronavírus?

Apesar da enquete para a escolha da nova data para a realização das provas do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, edição 2020, nada se tem confirmado sobre o Encceja, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, se vai ter a aplicação das provas em 2020 ou não. Muitos interessados estão aguardando um posicionamento oficial ou a divulgação do período de inscrição para se organizarem para o exame.

Na última divulgação oficial do órgão responsável pelo exame, o Presidente do Inep, Alexandre Lopes, confirmou ao site Quero Bolsa no mês de abril, já no período em que o Brasil estava sob o efeito da pandemia do Coronavírus, que a realização do Encceja em 2020 iria acontecer.

“Nós temos recebido muitas perguntas em nossas redes sociais a respeito dos outros exames e avaliações que o Inep realiza. Então, eu queria garantir e tranquilizá-los que nós teremos aplicação em 2020 do Revalida, do Encceja e do Celpe-Bras. Eu sei que o momento é difícil, mas nós, da equipe do Inep, estamos trabalhando para poder garantir normalidade para vocês”, explicou Lopes.

Inscrições são feitas somente pela internet

É importante que o interessado em se inscrever no Encceja e obter a Certificação de Conclusão de Ensino saiba que, as inscrições são feitas somente pela internet, no site oficial do programa, na Página do Participante do Encceja. Para se inscrever é preciso informar:


  • Dados pessoais (CPF, data de nascimento, endereço, e-mail, telefone, etc.);
  • Escolher a cidade onde vai fazer a prova;
  • Indicar se está buscando a certificação total ou parcial;
  • Informar o grau de certificação desejada, se para o ensino fundamental ou médio;
  • Escolher uma instituição certificadora na lista que é oferecida no próprio sistema.

Para se inscrever para o Encceja 2020, o candidato deverá se enquadrar em dois critérios principais, como por exemplo, ter 15 anos completos ou mais na data do exame para obter o Certificado para o Ensino Fundamental, e ter 18 anos completos ou mais para obter o Certificado do Ensino Médio.

Após as inscrições, os participantes terão que acompanhar na Página do Participante os locais onde farão suas respectivas provas, e os dados estarão disponíveis no Cartão de Confirmação do Encceja, com data, hora e local de realização das provas.



Tags : EnccejaInscrições EnccejaLocal de ProvaProvas Encceja
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários