fechar

Saiba como serão corrigidas as provas do Encceja

Antes de falarmos sobre o método de avaliação das provas do Encceja, frisarei alguns pontos importantes sobre o exame. A inscrição para o Encceja é totalmente gratuita, as datas para inscrição já estão disponíveis em nossa página.

O Programa tem como objetivo certificar jovens e adultos que não conseguiram cumprir seus estudos em tempo adequado. Candidatos que estão cumprindo medida socioeducativa também podem participar com a autorização da pedagoga que cuida da instituição. Basta ler o edital para saber se o educando se enquadra nas normas estabelecidas.

Vamos entender como serão corrigidas as provas do Encceja

Correção das provas do Encceja

Assim como a prova do Enem, desde 2017, o Encceja adotou a metodologia TRI (Teoria da Resposta ao Item). Dessa forma, dois candidatos que tiveram uma mesma quantidade de acertos em determinada matéria podem ter notas diferentes.

Para entender essa metodologia, que há anos é utilizada para o cálculo das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), precisamos compreender dois pontos principais:


  • Primeiro ponto a ser levantado está relacionado aos níveis de dificuldade das questões, uma vez que eles podem ser divididos entre fáceis, médias ou difíceis.
  • Segundo ponto é que essa correção avalia o nível de coerência das suas respostas. Logo, se você acertou as questões classificadas como fáceis e médias, o sistema entende como sensata a sua linha de raciocínio, já que ela foi progressiva. No entanto, caso você acerte as mais difíceis e erre as mais fáceis e médias, o sistema irá entender que você chutou, descontando assim pontos do seu acerto.

Por esse motivo, é possível que dois alunos que acertaram a mesma quantidade de respostas possam ter notas diferentes, visto que essa avaliação leva em consideração a coerência do raciocínio.

Quantas questões preciso acertar?

A escala de proficiência do Encceja é de 60 a 180. Com isso, o candidato deverá conquistar uma nota mínima de 100 pontos para passar na matéria.

Como será a prova?

Cada prova é composta por uma redação e por 30 questões para cada nível de conhecimento, somando 120 questões. As questões serão do tipo múltipla escolha com quatro alternativas de resposta.

A prova do ensino fundamental terá, pela manhã, ciências naturais, história e geografia. À tarde, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação; e matemática.

Já a prova do Ensino Médio terá, pela manhã, ciências da natureza e ciências humanas. Durante a tarde são aplicadas as provas de linguagens e códigos, redação e matemática.

Para obter a certificação, o participante deverá alcançar em cada uma das provas objetivas do Exame no mínimo o nível 100 (cem), em uma escala de proficiência que varia do nível 60 (sessenta) ao nível 180 (cento e oitenta). Candidatos com mais de 18 anos que não têm o diploma do ensino fundamental podem prestar diretamente o Encceja para o diploma do ensino médio. Os participantes poderão acessar o resultado mediante consulta ao portal de divulgação de resultados do Encceja utilizando o CPF e senha cadastrada no ato da inscrição. Quem já fez o Encceja em anos anteriores e não obteve a pontuação mínima para aprovação em alguma área do conhecimento pode inscrever-se novamente e tentar aprovação na área de conhecimento desejada para obter a certificação.



Tags : EnccejaProvas Encceja
Redação

Autor (a) Redação

Aqui no vocênoencceja você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o Encceja, ficando por dentro de todos os detalhes.

2
Deixe seu Comentário

avatar
2 Comentar tópicos
0 Respostas do tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
2 Autores de comentários
AnaLucio Santos Tavares Autores recentes de comentários
mais novo mais velho mais votado
Ana
Visitante
Ana

Quem tem DP em alguma matéria como faz ? Tenho DP do primeiro ano do ensino médio !

Lucio Santos Tavares
Visitante
Lucio Santos Tavares

Quando começa a inscrição do encceja