fechar

Estude para o Encceja 2020 e consiga o diploma de 2º Grau

Nem todas as pessoas têm a possibilidade ou conseguem finalizar seus estudos dentro da idade adequada e obter o diploma de 1º ou 2º Grau, e para quem se enquadra nesse perfil, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é o melhor caminho. Estude para o Encceja 2020 e consiga o diploma de 2º Grau.

O Encceja é um programa criado e mantido pela autarquia do Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, e que permite aos jovens e adultos, que já estão em idade acima da considerada adequada, a obterem o certificado/diploma do ensino básico. O Inep dispõe, inclusive, de material didático direcionado para o exame e disponibiliza no site oficial para quem deseja estudar e se preparar.

Conheça o material que deve estudar para a prova do Encceja 2020
Material de Estudo para o Encceja 2020

Quem pode participar do Encceja 2020?

Qualquer pessoa que esteja dentro da idade exigida e que não tenha finalizados os estudos pode participar do Encceja. Mesmo quem nunca frequentou a escola, mas que tem noção das disciplinas aplicadas em cada etapa poderá participar, afinal, o que irá determinar se o candidato estará apto ou não à Certificação será a nota que ele obtiver no exame.

  • Certificado/Diploma Ensino Fundamental – ter, no mínimo, 15 anos na data de aplicação do exame;
  • Certificado/Diploma Ensino Médio – ter, no mínimo, 18 anos na data de aplicação do exame.

Matérias que caem no Encceja 2020

No Ensino Fundamental – são 30 questões, em cada uma destas quatro áreas


  • Ciências Naturais.
  • Matemática.
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação.
  • História e Geografia.

No Ensino Médio – são 40 questões e as quatro áreas

  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física).
  • Matemática e suas Tecnologias.
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia).
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).

Participação Gratuita no Encceja 2020

Apesar de sempre haver um dispositivo nos editais do Encceja falando sobre a possibilidade de cobrança de uma taxa de inscrição daqueles candidatos que se inscreveram em anos anteriores e não compareceram, essa cobrança nunca foi efetivada. Mas, como consta no edital do exame, é sempre bom ficar atento a essa questão, pois pode ser efetivada em alguma edição, e quem se inscreveu anteriormente no Encceja e não compareceu no dia para fazer as provas, poderá ter que pagar uma taxa de ressarcimento para o Inep. Mas, a priori, a participação é totalmente gratuita.

Todas as notícias sobre as inscrições para o Encceja 2020
A inscrição para o Encceja 2020 é Gratuita

Inscrições exclusivas pela Página do Participante

É preciso ficar atento ao período de abertura das inscrições para o Encceja, fato que ainda não foi divulgado para 2020. Mas, de antemão, é importante ressaltar que, as inscrições são feitas exclusivamente pela internet, na Página do Participante. O candidato irá fornecer o CPF e cadastrar uma senha para dar início a inscrição.

IMPORTANTE: Não forneça seus dados pessoais em sites que não sejam oficiais. Sites informativos, como o nosso, não realizam inscrições ou cobranças de candidatos que desejam se inscrever. Nossa missão aqui, é apenas e tão somente informá-los sobre o Encceja.



Tags : Apostila EnccejaCertificado de ConclusãoEnccejaMaterial Encceja
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários