Veja como recuperar a senha do Encceja 2022 para acessar o local de provas

Muitos candidatos já não lembram da senha cadastrada no Encceja, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, e para acessar o Cartão de Confirmação é preciso recuperá-la.

O Cartão de Confirmação do Encceja, além de ser o comprovante da inscrição, possui os dados dos locais de provas, com nome da escola, endereço, número, sala, andar etc. Ou seja, é importante imprimir e levá-lo consigo em caso de qualquer eventualidade, mesmo não sendo obrigatório.

O Cartão de Confirmação do Encceja está disponível na Página do Participante, que só poderá ser acessada com o CPF e a senha de cada candidato.

Perdeu a senha do Encceja? Veja como recuperar!

Veja como recuperar a senha do Encceja

Para quem esqueceu somente a senha, mas lembra o e-mail que inseriu para recuperá-la, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Para recuperar a conta de acesso, digite o CPF na tela inicial em acesso.gov.br e clique no botão Continuar.

Clique no botão Continuar

  • Clique no link Esqueci minha senha.

Clique no link Esqueci minha senha

  • Selecione a opção Não sou robô e clique no botão Avançar

Cartão de Confirmação do Encceja

Basta seguir o passo a passo abaixo para ter acesso ao Cartão de Confirmação do Encceja:

  • Comece acessando o site Encceja Inep;
  • Agora toque na opção “Clique aqui para acompanhar sua inscrição, acessando gov.br”;
  • No site integrado do Governo Federal adicione seu CPF e clique em “Avançar” e depois digite a senha;
  • Caso você ainda não tenha acessado o Gov.br, clique em “Crie sua conta gov.br”;
  • Você será levado ao site de cadastro e deve seguir os passos pedidos;
  • Pronto, agora você será direcionado para a Página do Participante do Encceja.

Clique aqui para acessar a Página do Participante Encceja

O que é o Encceja?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova desenvolvida pelo Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio de Teixeira (Inep). O objetivo do Encceja é certificar jovens e adultos que não conseguiram o diploma do ensino básico na idade adequada.

O exame é totalmente gratuito e acontece uma vez por ano e é necessário se inscrever num período determinado pelo edital.

O que fazer depois do Encceja?

O estudante que consegue seu certificado de conclusão do Ensino Médio pelo Encceja pode seguir normalmente a sua trajetória escolar e tentar ingressar em uma faculdade, por meio de vestibular, de programas como o Quero Bolsa e até mesmo pelo Enem.

Peguei meu diploma. O que posso fazer agora?

O certificado do Encceja tem a mesma validade do diploma emitido pelas escolas de ensino regular e o emitido por meio do Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Isso significa que o estudante pode ingressar no ensino superior pelos vestibulares ou pelos diversos processos seletivos que o governo organiza, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Além disso, o certificado do Encceja pode ser apresentado em concursos públicos ou outros processos seletivos que exigem ensino médio completo.

Deixe seu Comentário