fechar

Quem pode fazer as provas do Encceja direto para o Ensino Médio?

Os candidatos que pretendem fazer as provas do Encceja em 2020 já estão ansiosos para a inscrição e se preparando para o dia do exame. E algumas dúvidas surgem sobre quem pode fazer o exame e como deve ser feito. E por isso, vamos esclarecer quem pode fazer as provas do Encceja direto para o Ensino Médio.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, Encceja, é realizado anualmente pelo Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, e permite a certificação dos ensinos fundamental e médio para quem não conseguiu concluir na idade considerada adequada.

Quem não conclui o Fundamental, pode fazer O Encceja direto para o Ensino Médio?

Sim, desde que tenha mais de 18 anos. Caso contrário deverá fazer para as duas certificações.

Quem pode fazer o Encceja e qual a idade mínima?

Para quem deseja obter a certificação, mas não tem mais de 18 anos, segue abaixo a idade mínima para cada etapa:


E quem já tem 18 anos ou mais pode fazer direto a prova do Ensino Médio, se assim o desejar.

É preciso escolher a áreas que deseja a certificação?

Sim. No momento da inscrição, o candidato deve selecionar as áreas que deseja obter a certificação. Quem já fez o Encceja na edição de 2019 e alcançou a nota mínima em algumas matérias, essas estarão desabilitadas, pois o participante já as eliminou, estando pendente apenas nas demais.

Onde e como é feita a inscrição do Encceja 2020?

A inscrição para o Encceja 2020 é feita somente pela internet, através do site oficial do programa. Para fazer a inscrição, o candidato deve ter em mãos o CPF, data de nascimento, endereço completo, número de telefone e e-mail válido.

Dá para alterar as informações passadas na inscrição do Encceja 2020?

Se forem informações relativas aos dados cadastrais, município da prova, nível de ensino e à área de conhecimento, podem ser alteradas durante o período de inscrição. O questionário socioeconômico não poderá ser alterado.

Locais onde serão aplicadas as provas do Encceja 2020

As provas do Encceja 2020 serão aplicadas em aproximadamente 611 municípios de todo o país. Mas os locais específicos só serão divulgados no edital do programa, que será liberado antes do início das inscrições.



Tags : Certificado de ConclusãoCertificado EnccejaEncceja
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários