Inep confirma datas das provas do Encceja para agosto de 2021

A edição do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos 2020 já tem data marcada para acontecer. A divulgação do Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, responsável pela aplicação do exame, confirma a realização das provas em 29 de agosto de 2021 em todo país.

O adiamento do Encceja edição 2020 ocorreu devido a pandemia causada pelo Coronavírus. Em divulgação sobre o assunto, o Inep declarou: “Do ponto de vista técnico-pedagógico, a postergação da data de aplicação do Encceja 2020 trará o menor impacto possível diante do estado de emergência de saúde pública de importância internacional. (…) O Instituto entende a necessidade de adequação do calendário de aplicação das provas”.

Número de inscritos para a edição 2020 com as provas em 2021

Apesar do adiamento de várias datas referentes ao exame do Encceja, houve um número considerado de pessoas que confirmaram suas inscrições, chegando ao total de mais de 1.6 milhão candidatos inscritos. Destes, 301.438 são inscritos para o Ensino Fundamental e 1.328.608 para o Ensino Médio.

Composição das provas do Encceja edição 2020

As provas do Encceja serão compostas por 04 matérias e uma redação, e cada matéria irá conter 30 questões.

Provas do Ensino Fundamental:

  • Prova I: Ciências Naturais;
  • Prova II: Matemática;
  • Prova III: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • Prova IV: História e Geografia.

Provas do Ensino Médio:

  • Prova I: Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Prova II: Matemática e suas Tecnologias;
  • Prova III: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Prova IV: Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Vale lembrar que a divulgação dos locais de provas do Encceja edição 2020 serão liberados na Página do Participante em data próximo a 29 de agosto de 2021. As provas serão aplicadas nos turnos da manhã e data tarde, sendo período da manhã das 9h às 13h, e no período da tarde das 15h30 às 20h30.

Deixe seu Comentário