fechar

As inscrições no Encceja 2020 são gratuitas e realizadas exclusivamente via internet

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova gratuita e voluntária servindo para conceder periodicamente “certificados de conclusão de ensino fundamental” a nível nacional, e “certificados de conclusão de ensino médio” para quem não teve oportunidade de concluir os estudos na idade escolar adequada para jovens e adultos residentes em liberdade no Brasil, no Exterior e para detentos. As provas são aplicadas no mesmo dia (manhã e tarde), podendo participar qualquer brasileiro que tenha 15 anos ou mais de idade até a data da realização das provas para o ensino fundamental, e ter 18 anos ou mais até a data da realização da prova para o ensino médio.

Participando do Encceja o candidato saberá sobre sua capacitação na vida familiar, na convivência com outras pessoas, desenvolvimento no trabalho e você poderá se certificar a respeito do Ensino Médio e Fundamental tanto aqui no Brasil como no exterior. Com algumas mudanças na portaria nº 468 de 3 de Abril de 2017, os resultados do ENEM não poderão mais serem utilizados para fins e certificado do Ensino Médio. Os interessados deverão optar de acordo com o nível de ensino que deseja Fundamental ou Médio.

O exame do Encceja é composto de quatro provas onde é necessário se obter 100 pontos por matéria no mínimo (a escala de proficiência vai de 60 a 180 pontos, logo, como temos 30 questões por prova cada questão vale 4 pontos. Para atingir 100 pontos por matéria é necessário acertar 10 questões de 30 de cada prova, ou seja, é necessário acertar 1/3 de cada prova para se habilitar em cada uma das 4), e nota igual ou superior a 5 em redação de um total de 10 pontos (precisa atingir apenas a metade da pontuação máxima).

Para o Ensino Fundamental:

  • Língua Portuguesa;
  • Língua Estrangeira Moderna;
  • Artes;
  • Educação Física;
  • Uma proposta de Redação;
  • Matemática;
  • Historia;
  • Geografia;
  • Ciências Naturais.

Para o Ensino Médio (apenas para os brasileiros residentes no exterior).

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma proposta de Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Quem se responsabiliza pela emissão dos documentos certificadores, é a Secretaria Estadual de Educação e as matérias foram estipuladas a partir do currículo da Base Nacional Comum, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s).


Cada interessado poderá pedir o resultado de seu aproveitamento de uma ou mais áreas de conhecimento que foram avaliadas, até mesmo de edições anteriores do Encceja, inclusive a que foi realizado no exterior e do Enem. Para fazer essa solicitação o candidato deve estar dentro dos critérios estabelecidos pelos editais.

Saiba como se inscrever no Encceja 2020

As inscrições no Encceja 2020 são gratuitas e realizadas exclusivamente via internet no portal oficial, nas datas estabelecidas em editais publicados pelo Inep a cada edição do Exame.

O interessado em se inscrever no Encceja Nacional deverá realizar o preenchimento online do Questionário Socioeconômico (QSE) para finalizar sua inscrição.

Para pessoas privadas de liberdade e jovens sob medidas socioeducativas, a solicitação deve ser feita ao Responsável Pedagógico da Unidade Prisional ou Socioeducativa para que efetue a inscrição no exame. Antes disso, o Responsável Pedagógico deverá ler o edital, seus anexos e atos normativos neles mencionados, e certificar-se de que o interessado preenche todos os requisitos exigidos para a participação no Encceja e aceita todas as condições nele estabelecidas.



Tags : EnccejaInscrições EnccejaProvas Encceja
Redação

Autor (a) Redação

Aqui no vocênoencceja você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o Encceja, ficando por dentro de todos os detalhes.

4
Deixe seu Comentário

avatar
4 Comentar tópicos
0 Respostas do tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
4 Autores de comentários
MILENA PEREIRA FERNANDESisisMarcelo rodrigues pereiraMaria Aparecida Pereira Autores recentes de comentários
mais novo mais velho mais votado
MILENA PEREIRA FERNANDES
Visitante
MILENA PEREIRA FERNANDES

QUNDO COMECA O ECCJA 2020 EM QUE MES E ONDE VAI SER?????

isis
Visitante
isis

Quando vai começar o Encceja 220

Marcelo rodrigues pereira
Visitante
Marcelo rodrigues pereira

Oi queria saber quando vai ter inscrições

Maria Aparecida Pereira
Visitante
Maria Aparecida Pereira

Já começou a inscrição pro Encceja 2020 ??