Abertura das Inscrições para o ENCCEJA 2024

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) 2024 estão oficialmente abertas. Este é um chamado para todos os interessados que buscam uma oportunidade para certificar suas competências adquiridas fora do ambiente escolar formal. As inscrições estão abertas até o dia 10 de maio.

Apostila Encceja 2024 - Ensino Médio

Apostila ENCCEJA 204 – Ensino Médio

A Apostila ENCCEJA 2024 – Ensino Médio foi elaborada por professores especializados em cada matéria e com larga experiência. O conteúdo foi organizado, visando uma fácil assimilação do conteúdo e, assim, uma melhor otimização no tempo de aprendizagem. Adquira já a sua Apostila ENCCEJA 2024!

Comprar Apostila Encceja Ensino Médio

Como se Inscrever para o ENCCEJA 2024

Para se inscrever no ENCCEJA 2024, os interessados devem seguir os passos abaixo:

  1. Acesse o site oficial do INEP.
  2. Procure pela seção de inscrições do ENCCEJA 2024.
  3. Preencha o formulário de inscrição com suas informações pessoais, incluindo nome completo, CPF, data de nascimento e endereço de e-mail válido.
  4. Selecione a opção de atendimento especializado, se necessário, e forneça detalhes sobre sua condição.
  5. Revise todas as informações fornecidas para garantir que estão corretas.
  6. Submeta o formulário de inscrição.
  7. Você receberá uma confirmação por e-mail após a conclusão bem-sucedida da inscrição.

Lembre-se, o prazo para inscrições é até o dia 10 de maio. Não perca esta oportunidade de certificar suas competências e habilidades.

Quando e Onde o Exame Será Realizado?

O exame será realizado em 25 de agosto, abrangendo todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. Esta é uma oportunidade única para jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada.

Como Se Dar Bem na Prova do ENCCEJA 2024

Atendimento Especializado e Nome Social

Durante o período de inscrição, também serão aceitas solicitações de atendimento especializado e de tratamento pelo nome social. O ENCCEJA 2024 está comprometido em fornecer um ambiente inclusivo e respeitoso para todos os participantes.

Quem Pode Solicitar Atendimento Especializado?

O atendimento especializado é destinado a participantes com diversas necessidades, incluindo baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista e discalculia. Além disso, gestantes, lactantes, idosos e pessoas com outras condições específicas também podem solicitar este atendimento.

Edital do ENCCEJA 2024 e Condições para Inscrição Gratuita

O edital do ENCCEJA 2024 foi publicado em março pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Para se inscrever gratuitamente na edição deste ano, os participantes que faltaram às provas do ENCCEJA 2023 devem ter justificado sua ausência no exame. Caso contrário, será necessário ressarcir ao Inep o valor de R$ 40.

Preparação para o ENCCEJA 2024: Conteúdos Essenciais

Como Efetuar o Pagamento?

O pagamento pode ser feito por meio de boleto, que será gerado no sistema de inscrição. Este boleto pode ser pago em qualquer banco ou casa lotérica.

Perguntas Frequentes sobre o Encceja 2024

  • O que é o Encceja 2024? O Encceja 2024 é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. É uma oportunidade para aqueles que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada para certificar suas competências.
  • Quando as inscrições para o Encceja 2024 estão abertas? As inscrições para o Encceja 2024 estão abertas até o dia 10 de maio.
  • Quando e onde o exame será realizado? O exame será realizado em 25 de agosto, abrangendo todos os estados brasileiros e o Distrito Federal.
  • Quem pode solicitar atendimento especializado? O atendimento especializado é destinado a participantes com diversas necessidades, incluindo baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista e discalculia. Além disso, gestantes, lactantes, idosos e pessoas com outras condições específicas também podem solicitar este atendimento.
  • Como posso pagar a taxa de inscrição? O pagamento pode ser feito por meio de boleto, que será gerado no sistema de inscrição. Este boleto pode ser pago em qualquer banco ou casa lotérica.

Sobre o Exame

Realizado pela primeira vez em 2002, o ENCCEJA 2024 tem como objetivo aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada. O exame é realizado pelo Inep, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. A emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação.